Viaturas policiais reforçam ações policiais na região de Pato Branco

Redação Tarobá News
Paraná | Publicado em 18/07/2019 às 16:52

Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, recebeu nesta quinta-feira (18) mais quatro novas viaturas policiais para reforçar as ações de segurança. A entrega foi feita pelo governador em exercício Darci Piana, durante solenidade que comemorou o 61° aniversário do 3° Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), com sede no município. Piana e o chefe da Casa Civil, Guto Silva, foram homenageados com a medalha Sentinela do Sudoeste, que reconhece os esforços prestados em prol da segurança pública.

O 3° BPM é um dos mais antigos do Estado e os 300 policiais que compõem a tropa regional cobrem uma área de 16 municípios com cerca de 260 mil habitantes, em zonas urbanas e rurais. O governador em exercício destacou que a Polícia Militar do Paraná é reconhecida como uma das melhores corporações do País e que tem trabalhado com zelo pela defesa dos cidadãos.

“Há um trabalho incansável, feito todos os dias, em respeito aos cidadãos do Paraná. O governo trabalha para melhorar a qualidade dos equipamentos e o uso de tecnologia”, afirmou Piana. “Estamos fazendo esforços extraordinários para melhorar as nossas polícias e dar mais tranquilidade à população, para que possamos trabalhar mais e melhor pelo nosso Estado”, disse Piana, que é também cidadão honorário de Pato Branco.

Guto Silva também destacou o trabalho da Polícia Militar do Paraná e afirmou que o 3° BPM tem um histórico de contribuição ao Estado. “A presença do governador em exercício nos dá a oportunidade de enaltecer as forças de segurança do Estado, que tem se destacado na redução de criminalidade, latrocínios, homicídios. E demonstra que com coordenação das atividades é possível combater o crime organizado”, completou.

PARCERIA– O coronel Péricles de Matos, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, também recebeu a medalha Sentinela do Sudoeste. Ele enfatizou o apoio da sociedade civil na consolidação do trabalho do 3° BPM e disse que a homenagem desta quinta-feira reconhece os esforços de quem trabalhou efetivamente para melhorar o atendimento à população e a capacidade de resposta rápida das forças de segurança.

“Demonstramos o espírito de reconhecimento da Polícia Militar, daqueles que trabalham nos bastidores, conseguindo os meios e recursos para fazer as ações de segurança pública, mas também aqueles que trabalham na parte operacional, manifestando o longo braço da lei na concepção dos objetivos de segurança pública”, afirmou. “A Polícia Militar nada mais é do que o cidadão paranaense fardado, com intuito de proteger as famílias. Estamos fazendo a nossa parte, mas temos a sociedade dando suporte”.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, a homenagem também reconhece os esforços da Polícia Militar no combate ao crime. “A Polícia Militar sempre teve papel preponderante na nossa comunidade. Ninguém faz nada na vida sem segurança. Não há democracia sem liberdade e não há liberdade sem segurança”, emendou.

HOMENAGEADOS– Foram homenageados com a medalha Sentinela do Sudoeste os tenentes-coronéis Dorian Nunes Cavalheiro e Leonel José Beserra; os capitães César Sebastião da Silva e Diego Astori; o 1° tenente Gabriel Zago de Oliveira; o 2° tenente Cristian Andres de Jesus; o subtenente Leandro Metzler; o 1° sargento Joaquim Juarez de Almeida; os 2° sargentos Mauro Luis Rataiczik, Daison Diego Baerle, Arlindo Mello dos Santos e Jonivaldo Rota; os cabos Fernando Crime e Daniela Aparecida Fernandes Dalponte; e a enfermeira Ariete Angelina Zanotto. Na simbologia militar, a medalha Sentinela do Sudoeste respalda atitudes e ações concretas em prol da sociedade paranaense.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia o comandante do 5º Comando Regional da PM, coronel Dorian Nunes Cavalheiro; o comandante do 3° BPM, major Getúlio Ferreira de Lima; o delegado-chefe da 5ª Subdivisão Policial, Helder Lauria; o deputado estadual Paulo Litro, vereadores e lideranças do Ministério Público e do Poder Judiciário de Pato Branco, prefeitos e lideranças regionais do Sudoeste.
Box 1
Viaturas vão ampliar cobertura das forças de segurança em Pato Branco

As quatro viaturas entregues em Pato Branco fazem parte de um pacote de 102 novos veículos entregues pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, às polícias do Paraná no último dia 10. O governador em exercício Darci Piana disse que as viaturas repassadas a ao 3º BPM darão mais mobilidade ao trabalho das polícias Civil e Militar.

“O batalhão tem prestado grandes serviços ao Estado, principalmente nessa região. As viaturas vão ajudar a melhorar o atendimento da população, permitir que as forças de segurança façam o seu trabalho com melhor qualidade”, afirmou.
As caminhonetes modelo TrailBlazer serão repassadas para a Polícia Civil e Polícia Militar e participarão do controle e repressão do crime na cidade. As duas da PM serão usadas para patrulhamento e para operações com cães. Já a polícia Civil recebeu uma viatura descaracterizada e uma para a Divisão Antinarcóticos (Denarc).

O coronel Péricles de Matos, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, disse que as entregas atendem um planejamento estratégico da corporação. “Essas viaturas têm design próprio para atender de forma técnica os deslocamentos táticos com armamentos e equipamentos, há muita tecnologia embarcada. Além disso, enfatizamos os direitos humanos e o bom atendimento ao cidadão paranaense”, completou.

102 VIATURAS – Na solenidade em que as novas viaturas, na semana passada, o governador Ratinho Junior também anunciou a autorização para a Secretaria da Segurança Pública licitar cinco helicópteros (modelo Police), para serem usados em operações policiais. Entre os veículos, 72 unidades são para a Polícia Militar e 30 para a Polícia Civil.

Os veículos para a Polícia Militar serão destinados ao fortalecimento das ações ostensivas, principalmente às equipes policiais da Rondas Ostensivas Tático-Móvel (Rotam), das unidades operacionais e também da Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Operações Especiais (Bope). No caso da Polícia Civil, são 17 viaturas caracterizadas e 13 descaracterizadas. Os destinos são definidos Secretaria da Segurança Pública conforme as necessidades, mas já foram realizadas entregues em Cascavel, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Pato Branco.



Relacionados

São José dos Pinhais | 06-04-2020 15:24

Aeronaves do Governo já coletaram 1.457 amostras para testes de coronavírus

Aeronaves do Governo já coletaram 1.457 amostras para testes de coronavírus

Paraná | 06-04-2020 15:17

Boletim coronavírus: Paraná registra 21 novos casos e duas mortes

Boletim coronavírus: Paraná registra 21 novos casos e duas mortes

Curitiba | 06-04-2020 15:13

Pequeno Príncipe acompanha duas crianças e 12 funcionários que tiveram confirmação de Covid-19

Pequeno Príncipe acompanha duas crianças e 12 funcionários que tiveram confirmação de Covid-19

Londrina | 06-04-2020 15:05

Médico explica por que toda a população deve usar máscaras

Médico explica por que toda a população deve usar máscaras

PUBLICIDADE