Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Confira todos os detalhes sobre o caso suspeito de coronavírus em Londrina

02/03/20 às 15:29 - Escrito por Murilo Pajolla
siga o Tarobá News no Google News!

Autoridades municipais e estaduais de saúde divulgaram em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (2) novos detalhes sobre o caso suspeito de coronavírus em Londrina.

A paciente monitorada tem 28 anos e chegou de Berlim há 10 dias. Ela procurou a UPA Sabará com sintomas de febre, irritação na garganta e coriza, que começaram há quatro dias.

Utilizando máscara, ela foi encaminhada ao Hospital Universitário (HU) ainda no domingo (1) e foi direto para a área de isolamento, onde teve contato com apenas três profissionais: o docente responsável, o médico residente e o enfermeiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Ela foi liberada para continuar o tratamento em casa. De acordo com o protocolo de tratamento da doença, não há necessidade de isolá-la dos familiares. A recomendação é para que as pessoas que convivem com ela não compartilhem talheres e higienizem as mãos e o rosto com frequência.

O diagnóstico definitivo será divulgado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) no prazo de três a cinco dias. 

LEIA MAIS:

Pessoas que tiveram contato com a paciente serão monitoradas 

O Ministério da Saúde será notificado sobre a suspeita, já que a paciente fez o trajeto Berlim – São Paulo – Londrina. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidirá se os passageiros que compartilharam os voos com ela serão colocados sob monitoramento. A Infraero deverá repassar ao Município a listagem dos passageiros que desembarcaram em Londrina, para que a secretaria de Saúde decida se há necessidade de fazer o acompanhamento.

Todos os pacientes que estiveram na UPA Sabará no mesmo horário em que a mulher com suspeita de coronavírus serão monitorados pelos serviços de saúde municipais. A princípio o acompanhamento será feito por telefone e, caso alguém apresente os sintomas, será visitado pelo profissional de saúde.

Primeira e única suspeita em Londrina 

O secretário de Saúde Felippe Machado ressaltou que esse é o único caso suspeito de coronavírus em Londrina. “Não há motivo para entrar em pânico. A orientação é lavar as mãos, evitar aglomerações, se hidratar adequadamente, e cobrir nariz e boca com antebraço ao tossir e espirrar".

A secretaria de Saúde do Paraná monitora outros seis casos suspeito de coronavírus no Paraná, três em Curitiba, dois em Maringá e um em Cascavel. Os pacientes vieram da França, Itália, Alemanha, Malásia e Tailândia.

Não há outros casos suspeitos na área de abrangência da 17ª Regional de Saúde, que atende Londrina e outros 20 municípios da região. 

As informações foram repassadas em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (2) pelo secretário de Saúde de Londrina Felippe Machado, a infectologista da Prefeitura Simoni Narciso, a superintendente do Hospital Universitário (HU) Vivian Feijó e a diretora da 17ª Regional de Saúde Maria Lúcia Lopes.

(Colaboração: Silvano Brito)

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá