Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em um ano, Curitiba teve quase 600 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes

15/05/19 às 14:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público do Paraná lançou nesta semana (no dia 14 de maio) a Liga Boqueirão de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, um projeto-piloto da instituição que objetiva oferecer suporte completo às vítimas de crimes sexuais e suas famílias. O trabalho é realizado por meio da Promotoria do Boqueirão, que atende os bairros Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão – um universo de quase 200 mil pessoas.

Só em 2018, 599 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes (o número inclui situações confirmadas e suspeitas) foram registrados nas dez regionais de Curitiba pelo Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam). Com 76 registros, a Regional do Boqueirão figura entre as que mantém o número mais elevado de casos na capital.

A cerimônia de lançamento foi aberta pelo procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, que destacou em sua fala a importância do trabalho ter como público-alvo as crianças e adolescentes que sofrem abuso. “São pessoas que ainda estão em formação, que precisam ser protegidas, tratadas e cuidadas, visto que essa forma de violência deixa marcas profundas”, disse Ivonei, reforçando também a necessidade da participação do Município na ação. “É muito importante que a prefeitura de Curitiba adote esse projeto como política pública para todos os bairros da capital, para toda cidade. Contamos com a parceria do Município nesse sentido”, afirmou o procurador-geral, lembrando ainda que a proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes é parte da missão constitucional do Ministério Público.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Coordenado pelo promotor de Justiça Eduardo Alfredo de Melo Simões Monteiro, o projeto foi elaborado com o apoio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional (Subplan) e do Núcleo de Apoio Técnico Especializado do Centro de Apoio Técnico à Execução (Nate-Caex). A data do lançamento foi escolhida a propósito do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio.

Além do procurador-geral de Justiça, a solenidade teve a participação do coordenador do Núcleo de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Paraná, Marcelo Diniz; da juíza Gianne Maria Moreschi, do Fórum Descentralizado do Boqueirão; da diretora do Departamento de Políticas Públicas para Crianças, Adolescentes e Idosos da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ângela Cristianne Lunedo de Mendonça; do advogado Marcelo Garcia Neves, que integra a Comissão da Criança e Adolescente da OAB do Paraná; da supervisora regional do Boqueirão da Fundação de Ação Social (FAS), Valdirene Alves Pires; da supervisora de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Celene Quadros; da chefe do Núcleo Regional de Educação do Boqueirão, Nilce Cardoso Malage, e do diretor da ESIC Business & Marketing School, padre Ari João Erthal.

Leia mais: Banda B

© Copyright 2023 Grupo Tarobá