Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Polícia desmonta quadrilha comandada de dentro de presídio

26/07/17 às 15:17 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

Uma quadrilha de traficantes comandada de dentro de um presídio foi desmantelada nesta quarta-feira (26), em Sengés, na região dos Campos Gerais, durante a Operação Fênix, da Polícia Civil do Paraná. Dez pessoas foram presas – entre elas três mulheres e um funcionário da prefeitura que também fazia a entrega de drogas, como maconha, crack, cocaína e drogas sintéticas. Três meninas adolescentes que atuavam ativamente no tráfico foram apreendidas. Os entorpecentes vinham de São Paulo e abasteciam cinco pontos de droga na cidade, que juntos movimentavam até R$ 1,5 mil por dia. Um suspeito está foragido.

O líder da quadrilha é um preso de 28 anos da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), natural de Sengés. Ele possui uma extensa ficha criminal e condenações que chegam a 51 anos de prisão por diversos crimes, como porte ilegal de arma, tráfico e lesão corporal, tendo sido duas vezes arrebatado por comparsas, em 2010 e 2011, e posteriormente recapturado.

De acordo com as investigações, ele comandava o comércio de drogas em Sengés de dentro da cela em Piraquara. O novo mandado de prisão contra ele foi cumprido na PEP. A polícia suspeita que o traficante tenha contato permanente com membros de uma facção criminosa.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Em Sengés, era a mulher deste preso, de 20 anos, quem coletava, contabilizava o dinheiro do tráfico e distribuía a droga para os traficantes. O principal deles é um homem de 25 anos apontado pela polícia como um traficante violento e de alta periculosidade. Ambos foram presos.

Outro alvo é um suspeito de ser usuário de drogas e de revender entorpecentes em festas que promovia e frequentava na cidade. Em alguns casos, a droga era revendida para adolescentes.

“O resultado foi além das expectativas. Conseguimos prender mais pessoas em flagrante, além dos mandados. Tivemos uma forte parceria com o Poder Judiciário, as investigações da Polícia Civil, com informações do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná e o apoio da Polícia Militar na execução desses mandados. Acreditamos que haverá uma grande limpeza na região e um grande golpe ao tráfico de drogas”, afirmou o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

INVESTIGAÇÃO – As investigações iniciaram há seis meses a partir da notícia de envolvimento de um servidor da prefeitura de Sengés com o tráfico de drogas no município. Preso na operação, ele era vigilante municipal e também trabalhava como mototaxista. A suspeita é que ele fazia entregas de pequenas quantidades de drogas em toda a cidade até mesmo durante o horário de trabalho.

A quadrilha contava ainda com a participação de mulheres, algumas delas grávidas. Os presos durante a Operação Fênix irão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro.

A Operação Fênix contou com apoio da Polícia Militar, do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep) e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA). Cinquenta policiais civis e militares foram destacados para o cumprimento dos 11 mandados de prisão, 24 de busca e apreensão, três de internação provisória de adolescente e outros dois de condução coercitiva – quando a pessoa é levada para prestar depoimento.

RETROESCAVADEIRA – A Polícia Civil suspeita ainda do furto de uma retroescavadeira da prefeitura municipal de Sengés, que pode ter ligação com a quadrilha. Esta máquina, furtada no mês de junho, estaria sendo negociada para outros criminosos, assim como camionetes. Duas pessoas foram conduzidas coercitivamente nesta quarta-feira para depor sobre o caso.

CAÇA – A delegacia de Sengés também recebeu denúncias de diversos proprietários rurais da região sobre a possível prática do crime de caça ilegal e consequente posse e porte ilegal de arma de fogo e munição. Na manhã desta quarta-feira a polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão. Na casa dos suspeitos foram encontradas dez armas de fogo usadas para caça ilegal, além de 20 munições. Cinco pessoas foram presas.

“É um número expressivo, considerando que durante todo o ano de 2016 foram apreendidas seis armas no município”, comparou o delegado de Sengés, Renan Ferreira.



Com informações AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá