Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Principal prisão do PR funciona como 'quartel-general' do PCC, revela investigação da PF

08/08/19 às 15:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Principal complexo prisional do Paraná, com vaga para 1.829 detentos (743 na PEP e 1.086 na PEP 2), a Penitenciária Estadual de Piraquara é um dos núcleos de lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) e teria sido convertido numa espécie de centro contábil da fação. É o que revela um relatório da Polícia Federal (PF) obtido pelo portal UOL, o qual afirmna que, embora existam movimentações financeiras em outros locais (até por conta da abrangência da facção), é na penitenciária da Região Metropolitana de Curitiba que fica o grande centro de controle do crime organizado.

Segundo a reportagem assinada por Vinicius Konchisnki e Flávio Costa, é da PEP que ao menos dois chefes do PCC elaboram planilhas e verificam a arrecadação da quadrilha. O dado foi descoberto pela Operação Cravada, realizada anteontem pela PF em 23 cidades de sete estados.

Segundo o delegado da PF Martin Bottaro Purper, era do presídio de Piraquara que os integrantes do PCC comandavam asm ações criminosas praticadas em quase todos os estados do Brasil. A informação vem de encontro a dados obtidos em episódios recentes. No começo de 2017, por exemplo, rebeliões em unidades prisionais do Amazonas e de Roraima deixaram cerca de 100 mortos. Na época, conversas interceptadas pela PF e pelo Ministério Público Federal (MPF) já mostravam que o mentor dos ataques era alguém do PCC que estava no presídio do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Para chegar a tal conclusão, a PF monitora desde fevereiro a atividade administrativa da facção no presídio de Piraquara. Desde então, detentos identificados como responsávels pela contabilidade da facção estão sendo isolados pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), o que estaria incomodando os bandidos, segundo Purper.

Por mês, a facção arrecadava e repassava até R$ 1 milhão, valor arrecadado a partir das mensalidades de R$ 250 pagas por membros da facção. Uma gota no oceano de dinheiro que o crime movimenta, mas que dá uma ideia do poderio econômico da facção. Ressalte-se: o montante, visto pela investigação como "fluxo de caixa", considera apenas a verba das mensalidades.

Fonte: Bem Paraná

© Copyright 2023 Grupo Tarobá