Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Receita Federal reforça fiscalização contra contrabando de cigarros

08/11/23 às 15:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Cigarros contrabandeados são os produtos mais apreendidos pela Receita Federal (RF) em Londrina. Até o mês de outubro, 25 milhões de maços foram confiscados na região.


Os números confirmam, ainda, que o estado do Paraná é o responsável por quase metade das apreensões de cigarros que entram em todo o país.


Só em 2023 foram apreendidos quase 59 milhões de maços provindos do Paraguai.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda


A RF em parceria com diversos órgãos de segurança, como as polícias Federal (PF), Militar (PM) e Rodoviária Estadual (PRE), desenvolve um trabalho de fiscalização no sentido de coibir a entrada deste produto, que, em sua grande maioria, não tem origem.


Reginaldo Cardoso, delegado da RF em Londrina, informa que, em 2022, 62% dos cigarros vendidos no Brasil vieram do contrabando e, neste ano, os números já registram 49%.


Nos últimos seis anos o prejuízo, para o estado, passou da casa dos R$ 6 bilhões.


Segundo Reginaldo "sem dúvida, este é o produto que a Receita mais aprende e que mais causa prejuízos à economia da população brasileira, porque o cigarro paraguaio causa prejuízo de todas as formas. A menor delas é a sonegação. Então você tem a sonegação de impostos, você tem a concorrência desleal com o produto nacional, que está pagando impostos e é fiscalizado pela vigilância sanitária".


A principal dificuldade da RF e dos órgãos de segurança, fiscalização e combate ao contrabando é em relação à divisa. O espaço geográfico é muito grande, principalmente na região de mata e lagos e, atualmente, essa estrutura não consegue atender a demanda. 


De acordo com Reginaldo "a nossa fronteira, que é a região de Foz do Iguaçu a Guaíra e a fronteira que pega o sul de Mato Grosso do Sul, ela é o principal foco de passagem destes cigarreiros".

 

PRE reforça patrulhamento contra contrabando nas estradas


A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) tem ajudado a combater o contrabando de cigarros com o aumento de fiscalizações. De acordo com o capitão Glauco, comandante da PRE, as estatísticas demonstram que o volume de apreensões tem sido alto por conta da parceria entre PRE e RF.


O capitão destaca, também, a parceria com a PM, no trabalho de fiscalização de fronteiras.


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá