Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tenente-coronel cobra trabalho integrado com Assistência Social em Londrina

15/09/22 às 19:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma fala do tenente-coronel Nelson Villa, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, viralizou nas redes sociais por conta do tom crítico sobre a ausência da secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali, durante uma reunião. A ocasião era um encontro com moradores e comerciantes da avenida São João que falavam sobre a insegurança causada na região por conta do aumento no número de pessoas em situação de rua.


“Não são latrocínios, não são crimes de maior gravidade, que dizem respeito intimamente à questão social, de pessoas que não têm onde morar, que são viciadas em drogas. Mas a secretária da Assistência Social não vem à discussão nunca. E esse é um problema dela. Nós temos dois momentos em Londrina, um antes de Jacqueline Micali e outro depois. Porque esse problema só aumenta”, desabafou Villa.


Segundo o tenente-coronel, a Polícia Militar só pode prender quem esteja em flagrante delito ou com ordem judicial, mas a questão social deve ser resolvida pela secretaria de Assistência Social. “Quem tem que resolver é ela. Mas nós estaremos aqui, contem conosco. A Polícia Militar não se acovarda com os problemas”, afirmou Villa no vídeo.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda


Procurado pelo Grupo Tarobá de Comunicação, o tenente-coronel reforçou que Londrina sofre com a questão social e que não cabe à PM resolver essa questão e sim de um trabalho integrado com a pasta.


“Nós temos que entender que Londrina, diferentemente de outros momentos, não padece hoje com crimes violentos como antigamente. Nós estamos passando um ano, e espero que termine assim, sem um latrocínio sequer. Os roubos à residência diminuírem presença policial se intensificou. Ou seja, há uma ação policial muito firme. Hoje a maior reclamação das pessoas são os pequenos furtos que, nitidamente são utilizados para troca por drogas. Uma situação acaba gerando outra, o problema social das pessoas em situação de rua acaba se convertendo nessa criminalidade que é pequena e incomoda muitas as pessoas”, disse Villa.


A equipe de reportagem acompanhou uma abordagem da PM em um mocó na esquina das ruas Bahia e Belém, no centro de Londrina. Onze pessoas foram abordadas, sendo cinco mulheres e seis homens, que usam o lugar como abrigo.


“Polícia não é instrumento de segregação de gente pobre. Vocês precisam de Saúde e Assistência Social. Assim não são um problema iminentemente policial. Sem flagrante delito e ordem judicial não podemos prender pessoas e assim não vamos acabar com os mocós na cidade”, afirmou Villa.


A secretária de Assistência Social foi procurada pela equipe, mas informou que estava em atividade durante o dia todo e não poderia atender.


Fiscalização aos imóveis abandonados

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal (GM) de Londrina, iniciou na última quarta-feira (14), as ações de fiscalização nos imóveis em estado de abandono na cidade, conforme dispõe o artigo 4 do decreto municipal nº 992/2022. As equipes do setor operacional da GM verificaram 15 locais nas regiões leste, norte, oeste e central.


Após a verificação de cada local, os guardas elaboraram os relatórios com as informações sobre a situação atual de cada imóvel. Na maioria dos endereços, foi encontrado muito lixo, mato alto e restos de entulho, entre outros problemas.


As informações coletadas serão encaminhadas para as demais secretarias municipais, por meio de um relatório circunstanciado, para que sejam tomadas as medidas necessárias e outras providências. A Guarda Municipal prosseguirá fiscalizando estes espaços abandonados.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá