Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

ZR3: Gravações de investigados mostram a importância da propina para o zoneamento

26/01/18 às 20:19 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Gaeco continuou, na tarde desta sexta-feira (26) colhendo o depoimento de testemunhas dos esquema criminoso que envolveu vereadores e empresários na modificação de zoneamento de áreas urbanas de Londrina. Foram ouvidas três pessoas, entre elas dois empresários que teriam informações importantes para a investigação.

O objetivo dos promotores é finalizar o depoimento de testemunhas até segunda-feira (29). A partir da terça (30) a expectativa é ouvir os 11 investigados no âmbito da Operação ZR3, deflagrada pelo Ministério Público (MP) nesta semana.

Gravações divulgadas pelo MP permitem entender melhor a participação dos vereadores afastados Rony Alves (PTB) e Mário Takahashi (PV). Em uma conversa entre Alves, seu chefe de gabinete Evandir Aquino e o denunciante do esquema, o vereador tenta convencer o denunciante a contratar os serviços de Luís Guilherme Alho e de Cleuber Morais para elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), alegando que com eles seria mais fácil conseguir parecer favoráveis do Ippul e do Conselho Municipal das Cidades, do qual Alho fazia parte.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Outro diálogo evidencia a importância de Takahashi para o suposto esquema. Antes de dar o orçamento dos serviços dele, Alho diz que precisa esperar a volta do ex-presidente da Câmara, que estaria em viagem. O empresário afirma ainda que vai pedir que Takahashi vá até o gabinete do prefeito apresentar esse projeto e tentar convencê-lo a apoiar. As gravações foram feitas em 2017, durante a gestão de Marcelo Belinati (PP).

Em mais uma gravação, o chefe de gabinete de Rony Alves dá uma ideia da importância da propina. Ele cita o exemplo da mudança de zoneamento para outra construtora, que ficou com obras paradas por 4 anos porque não houve pagamento de propina. Há ainda o registro de uma declaração do sócio de uma loteadora, que admite que pagou propina no valor de mais de R$ 1 milhão.

De acordo com o MP, inicialmente as investigações estão centradas nas 11 pessoas identificados, mas não descartou o envolvimento de outras pessoas, inclusive vereadores. “Obviamente que é possível, no curso das investigações, a identificação de outros elementos integrantes desse esquema delituoso. Em princípio estamos restritos a esses dois vereadores”, afirmou o coordenador do Gaeco Jorge Barreto.

(Reportagem: Luciane Myiazaki)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá