Trânsito

Série movimentação: mobilidade para pessoa com deficiência

26 mar 2020 às 08:11

Imagina só chegar em uma concessionária e poder escolher um carro zero km, e o melhor com um descontão. Foi isso que fez a Edenilza Vargas. Pela condição física, ela se enquadra no grupo PCD – Pessoa com deficiência. Para Edenilza, isso faz parte da inclusão.

O direito à isenção para PCD é garantido pela Lei 8.989, de 1995. O que muita gente não sabe é que quem tem deficiências física, visual, mental ou autismo pode requisitar o desconto de impostos na compra de um carro novo. Essa concessionária de Cascavel, aumentou consideravelmente as vendas para esse público que tem buscado o direito.

Para solicitar as isenções, não é preciso ser o motorista do veículo. O benefício vale para qualquer portador de deficiência, inclusive crianças, desde que esteja enquadrado na lista de enfermidades. Foi o que fez o Luiz.

Só no ano passado, foram emplacados 246 mil veículos para esse público. Com o aumento das vendas e a visibilidade, as montadoras, tem criado versões especificas para se enquadrar no padrão. Esse veículo aqui por exemplo, que custa 70 mil reais, cai para 51.900 para a pessoa que tem algum tipo de deficiência.

A mobilidade vai além do desconto. Está também nos detalhes, como uma rampa ou uma vaga exclusiva para cadeirante.


Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá