Carreira

Quer descobrir qual profissão combina com você? A Pitágoras Unopar te ajuda!


29/06/21 às 11:44 - Escrito por Redação Tarobá News

Quem nunca parou para que se questionar sobre qual carreira seguir? Decidir por um curso de graduação é um desafio, não apenas para estudantes do ensino médio, mas também para quem interrompeu os estudos e postergou seus sonhos de avançar em uma determinada carreira profissional.

Qual profissão combina comigo? Posso avançar mesmo já tendo terminado o ensino médio há vários anos? As respostas para estes questionamentos envolvem muitas variáveis, mas se este é o seu caso, saiba que você não está sozinho nesta situação. Apenas 21% dos jovens brasileiros, entre 25 e 34 anos, concluíram o Ensino Superior, segundo o levantamento 'Education at Glance', elaborado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Por outro lado, considerando que a escolaridade é um fator de grande importância para oportunidades no mercado de trabalho, este é um tema que precisa de sua atenção. No Brasil, a taxa de emprego geral para aqueles que possuem Ensino Fundamental completo é de 59%, o Ensino Médio aumenta para 72%, já a graduação eleva a taxa para 83%. Além disso, a remuneração também é potencialmente melhor para cargos que exigem a graduação.

Tomar a decisão sobre a futura profissão é muito importante e implica abrir novos horizontes, encontrar-se como pessoa, desenvolver-se, investir em si mesmo e alcançar a tão almejada realização profissional.

E para te ajudar nessa importante missão de encontrar o seu lugar, a Pitágoras Unopar preparou um teste vocacional _CLIQUE AQUI para que você possa descobrir qual graduação mais combina com você.

O que considerar na escolha da sua carreira? 

Uma forma legal para começar esta escolha é a análise de afinidades. Por exemplo, se gosta de matemática e física, talvez você tenha mais atração pelos cursos de exatas. No entanto, algumas habilidades podem ser desenvolvidas no decorrer do curso, por exemplo, para ser um arquiteto ou engenheiro, poderá aprender a desenhar durante o curso, na disciplina de desenho técnico.

Devo escolher o que gosto ou o que teria maior remuneração? Esse questionamento pode gerar ansiedade na maioria das pessoas que estão para tomar essa decisão. Os aspectos financeiros são relevantes, mas os valores pessoais devem necessariamente ser compatíveis e andarem juntos, em um equilíbrio.

Muitas pesquisas afirmam que o salário não é o principal fator de motivação na carreira, mas precisa ser considerado como um ponto importante na manutenção da qualidade de vida almejada.

Fatores importantes a serem considerados: 

- Entender seu perfil profissional;

- Conhecer várias áreas de conhecimento e profissões;

- Conhecer seus valores pessoais, habilidades, personalidades e expectativas;

- Estudar o mercado e ver as oportunidades na área pesquisada;

- Estou decidindo por mim ou por outra pessoa?

- Qual a minha motivação para esse caminho?

- Quais as atividades do dia a dia cercam essa carreira profissional?

De olho no mercado de trabalho:

O mercado de trabalho é um ponto muito importante a ser avaliado para quem quer escolher sua carreira. Existem muitas mudanças acontecendo, existem novas profissões surgindo (especialmente na área de tecnologias), há ainda algumas em franco crescimento, enquanto outras estão desaparecendo.

Por isso, é de extrema importância pesquisar as tendências do mercado e entender as áreas afins, bem como, os desafios de cada profissão para não ter nenhuma surpresa.

Quer saber qual profissão combina com você!? Clique aqui! 

 

Confira abaixo alguns novos cursos e profissões em crescimento 

· Computação na Nuvem

· Rede de Computadores

· Cibersegurança

· Arquitetura de Dados

· Ciência de Dados

· Inteligência de Mercado e Análise de Dados

· Marketing Digital

· Análise e Desenvolvimento de Sistemas

· Devops

· Desenvolvimento Mobile

· Desenvolvimento Web

· Desenvolvimento Back-end

Inscrições CLIQUE AQUI ou pelo Whatsapp (43) 99918-8756