Curiosidade

Afinal, é melhor viajar de carro ou de avião?


14/01/20 às 14:31 - Escrito por Redação Tarobá News

Ao começar a organizar uma viagem -- seja ela curta ou de longa duração --, um dos pontos a se pensar é qual meio de transporte será utilizado para chegar até o destino final, assim como planejar os passeios que deseja realizar e, claro, o orçamento financeiro para a viagem.

O meio de transporte impacta no planejamento de toda a viagem, e cada um deles possui vantagens particulares. Além disso, diversos fatores podem influenciar na escolha de qual transporte é o ideal para cada viagem, tornando-o melhor para um momento específico. Pela rapidez e praticidade, o avião, por vezes, é escolhido. Já quem gosta de curtir o caminho até o destino final prefere ir de carro, podendo fazer paradas e conhecendo novos lugares durante o percurso.

Confira abaixo alguns fatores que são necessários considerar na hora de escolher o melhor meio de transporte para cada viagem.

Viabilidade do transporte até o destino final 

O destino da viagem é o ponto-chave para saber se é melhor viajar de carro ou de avião. Isso porque alguns locais não possuem aeroportos, ou, se possuem, são distantes dos grandes centros e acabam complicando o deslocamento na própria cidade e nos passeios que deseja fazer. Vendo por esse lado, é preferível ir de carro.

No entanto, quem tem receio de dirigir em uma cidade desconhecida pode ir de avião até uma cidade próxima e se deslocar de táxi, transporte público ou até com aplicativos de carro para o destino final.

Para os destinos que possuem aeroportos, a preocupação é menor, ficando a decisão para o gosto pessoal de cada um -- há quem prefira avião e quem prefira ir somente de carro.

Distância a ser percorrida

A distância do ponto de partida até o destino da viagem também precisa ser analisada antes de decidir entre o avião ou o carro. Isso porque o avião, mesmo sendo mais rápido, demanda diversos procedimentos para embarcar e desembarcar, como check-in, despacho de malas, aguardar até o embarque e outros. Logo, se a distância a ser percorrida for realmente longa, ir de avião ainda compensa pela rapidez do voo. No entanto, viagens curtas podem ser feitas de carro, para evitar essas questões mais burocráticas de aeroporto, possibilitando até uma economia de tempo e dinheiro.

Quantidade de pessoas e orçamento disposto 

Dependendo da quantidade de pessoas que viajarão com você, a viagem pode sair muito mais cara se for feita de avião, comparando com o carro. No avião, cada um paga sua própria passagem; já no carro é possível dividir os custos de combustível e pedágio com as pessoas.

Por isso, dependendo do orçamento disposto para a realização da viagem, ir de carro pode ser um fator determinante para a economia. No entanto, os custos vão além de combustível e pedágio. É importante também fazer uma revisão no veículo antes de partir, além de possíveis paradas durante o percurso, seja para conhecer um novo local ou para comer e descansar, gerando novos custos.

Se o ideal para sua viagem for o avião, você pode buscar por passagens aéreas em promoção. Assim, terá uma economia maior no meio de transporte e poderá curtir a viagem sem problemas financeiros e com conforto.