Saúde

Ora-Pro-Nobis – O Superalimento Proteico Pouco Conhecido!


30/12/19 às 08:41 - Escrito por Redação Tarobá News

A ora-pro-nobis é uma planta que muita gente tem em casa sem saber (usando-a como cerca viva) e que tem inúmeros benefícios para saúde, pois ela é comestível e rica em proteínas. Abaixo você conhecerá as propriedades da ora-pro-nobis, seus benefícios para a saúde, como preparar e como consumi-la.

Há uma infinidade de alimentos com altíssimo poder proteico e os vegetais não ficam de fora. Se você quer evitar as carnes, pode tentar cozinhar com essas 15 fontes de proteína vegetal.

Proteínas são tão importantes para o nosso bem estar que devem ser consumidas diariamente. Elas são responsáveis por construir e reparar o tecido muscular. Conheça algumas proteínas de alto valor biológico para ajudar na sua alimentação.

E se você buscou pela ora-pro-nobis por ter ouvido que ela é uma grande fonte de proteínas, não deixe de conferir se as proteínas vegetais são suficientes para o crescimento muscular.


Propriedades da Ora-pro-nobis

Suas propriedades já são bastante conhecidas, principalmente pelas pessoas que vivem nas zonas rurais, e a cultivam em seu quintal como remédio e alimento. Foi a partir desse conhecimento popular que a Ora-pro-nobis passou a chegar às grandes cidades, ainda de forma bastante tímida, mas já é um bom começo.

O nome científico da planta é Pereskia aculeata. Trata-se de uma planta de folhas e frutos comestíveis rica em nutrientes.

Por ser bastante popular em Minas Gerais, a Universidade de Lavras realizou um estudo sobre suas propriedades, constatando que seus princípios ativos são eficientes para o tratamento de várias doenças, tanto de origem inflamatória, quanto gastrointestinais, circulatórias, etc.


Benefícios da Ora-pro-nobis

Fibras

Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores.

As fibras alimentares também ajudam a reduzir o risco de desenvolver doenças como a diabetes, as doenças cardíacas e a obesidade. Em relação à diabetes, por exemplo, a fibra atua absorvendo e redistribuindo o açúcar ingerido através da dieta, evitando que ocorram picos de glicose no sangue.

Anemia

Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro.

A anemia é uma condição que causa sintomas desagradáveis como cansaço excessivo, tontura, fraqueza e problemas na memória. Muitas podem ser as causas da anemia, mas geralmente ela ocorre devido a insuficiência de ferro no sangue que prejudica a produção da hemoglobina e interfere na distribuição de nutrientes e oxigênio através do sangue.

Processos Inflamatórios

O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras.

Além das propriedades anti-inflamatórias, a Ora-pro-nobis também atua como cicatrizante e analgésico diminuindo as dores relacionadas à inflamação. Segundo um estudo da Universidade de Juiz de Fora, a planta pode ser eficaz no tratamento de várias doenças inflamatórias que afetam a pele.

Varizes

Esse poder depurativo associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes.

O efeito anti-inflamatório da Ora-pro-nobis auxilia na redução das dores e da inflamação associadas as varizes. Além disso, o alto teor de ferro melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, contribui para o tratamento das varizes.

Gravidez

As grávidas deveriam consumir Ora-pro-nobis nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê.

Tanto o ferro quanto o ácido fólico – ambos encontrados na planta – são essenciais para o bom desenvolvimento físico e intelectual do feto. Não é à toa que esses são os dois nutrientes mais indicados como suplementos nutricionais durante a gestação para garantir que o cérebro do bebê será bem desenvolvido.

Sistema Imunológico

A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas.

A ação antioxidante da Ora-pro-nobis previne o desenvolvimento de várias doenças que podem ser causadas pela ação nociva dos radicais livres, o que também contribui para a saúde do sistema imune.

Pele

Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade. A vitamina A ajuda a nutrir e hidratar tanto a pele quanto os cabelos. Já a vitamina C ajuda a estimular a síntese de colágeno deixando a pele mais firme e bonita.

Visão

O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia. A saúde ocular é beneficiada pela Ora-pro-nobis não só por contribuir para a saúde dos olhos, como também para prevenir contra problemas que afetam os olhos.

Ossos e Dentes

Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio. A presença de outros minerais como o fósforo também ajuda a preservar a saúde óssea e a saúde dos dentes.

Fonte: Dra. Patricia Leite - Mundo Boa Forma