Saúde

Pesquisa mostra benefícios cardíacos da pasta de amendoim


12/12/19 às 13:23 - Escrito por Redação Tarobá News

Além de ser amplamente consumida por atletas e praticantes esportivos, a manteiga, ou pasta de amendoim, é um alimento que apresenta benefícios para o coração, previne diabetes e contribui para a perda de peso.

A pasta de amendoim é consumida por praticantes esportivos por ser uma excelente fonte de energia e conter um alto teor de proteínas. O alimento também é rico em potássio e magnésio, que aceleram a recuperação dos músculos. A presença de ácido palmítico e esteárico fornece combustível para o coração, aumentando a capacidade vascular. E o resveratrol estimula a síntese de óxido nítrico, uma molécula que exerce numerosas funções no nosso organismo -- dentre elas, o aumento do fluxo sanguíneo nos músculos, que recebem mais oxigênio e nutrientes.

Coração

De acordo com pesquisa publicada no British Journal of Nutrition, pessoas que comem pasta de amendoim quatro vezes por semana podem reduzir o risco de morte por doença cardíaca em 37%, em comparação com pessoas que não têm o hábito. Outro benefício é a sua capacidade de diminuir o colesterol LDL e de manter o bom colesterol (HDL) elevado.

O segredo está na composição. Metade é gordura boa e a outra metade é composta por proteína (25%), carboidrato (20%) e fibra (5%). Também é fonte de vitamina E e de vitaminas do complexo B, principalmente B3, B6, folato e biotina, além de ser rica em minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, selênio, cobre, manganês e cálcio.

As gorduras presentes são saudáveis -- quase 50% da gordura no amendoim é ômega-9, que ajuda a regular o colesterol. O restante é ômega-6 e os ácidos palmítico e esteárico, que são fonte de energia para o coração.

Diabetes

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association mostrou que a ingestão de manteiga de amendoim de quatro a cinco vezes por semana pode reduzir o risco de desenvolver diabetes em 30%. Isso porque o ômega-9 auxilia no controle do açúcar sanguíneo e também diminui os triglicerídeos.

Controle de peso

Segundo dados de um estudo publicado na revista Obesity, o consumo de pasta de amendoim de duas a três vezes por semana reduz em 30% a chance de ganhar peso, porque o elevado teor de gordura e proteína ajuda na saciedade. Além disso, o ômega-9 ativa a adiponectina, um hormônio que comanda o corpo a produzir a energia que precisa a partir dos depósitos de gordura, ou seja, ele ativa a queima dos pneuzinhos localizados principalmente na cintura e no abdômen.