Show Rural

Mimosa vence o hackathon e ganha viagem para ecossistema de Toronto


05/02/20 às 13:57 - Escrito por Redação Tarobá News

A equipe Mimosa é a grande vencedora do hackathon do Show Rural Digital 2020, atração do 32º Show Rural Coopavel. O anúncio das equipes finalistas foi feito na manhã desta quarta-feira na presença de autoridades e participantes do evento. “Os três melhores trabalhos foram decididos em detalhes, já que o nível das soluções apresentadas foi bem alto”, diz o coordenador do SRD José Rodrigues da Costa Neto.

Como prêmio, a Mimosa ganhará uma viagem ao ecossistema de inovação de Toronto, no Canadá. Dezessete desafios foram apresentados aos concorrentes – 15 equipes com 75 inscritos, entre eles 15 filhos de agricultores cooperados à Coopavel. O desafio se estendeu por 36 horas, tudo com acompanhamento de facilitadores da Acic Labs, Sistema Fiep, Senai e Sebrae.

A Mimosa apresentou projeto para resolver demanda na área de leite. O foco foi desenvolver um sistema de controle de temperatura no qual o produtor e a cooperativa, ou empresa a quem ele entrega a produção, podem acompanhar a temperatura do ambiente em tempo real. Se houver algum imprevisto, um aviso é disparado para a adoção de medidas que evitem perdas, informa Fabiano Muschalski, integrante da equipe. Em segundo lugar ficou a Harvest soy, que ganha R$ 4 mil, e em terceiro a Psico Logic, que receberá R$ 2 mil.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, informa que a tecnologia é uma aliada indispensável do agronegócio e que o Show Rural tem, desde sua criação há mais de 30 anos, o propósito de levar o melhor em novos conhecimentos ao agricultor. “Ficamos felizes em poder contribuir com um evento dessa categoria. Quanto mais debatermos e aplicarmos novas soluções para atuais e antigos problemas, mais nossa cidade e região se desenvolverá”, afirma o presidente da Acic, Michel Lopes.

O diretor de Comunicação da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Carlos Guedes, diz que o hackathon foi sucesso de participação e de resultados gerados. “Impactou a elevada qualidade dos projetos todos focados no agro. Impressiona a possibilidade de muitos dos projetos se transformar em breves e futuros negócios”, afirma ele. “Estamos muito animados com os resultados e agradecemos a oportunidade de poder participar e colaborar. Esse é um evento que ganha o Brasil e vira referência”, complementa o vice-presidente da Acic para a Microempresa, Siro Canabarro. O hackathon contou patrocínio da Cresol.