Imagem da categoria deste trecho de programa de TV
Vitrine Revista

14h - Segunda a Sexta

Um programa recheado de informações nas áreas de saúde, comportamento, prestação de serviços, lazer, cultura, e com um tempero especial que fica por conta das deliciosas receitas. Sem dúvida, uma excelente opção para suas tardes.

Continuar navegando
Voltar

Redução da fila por transplante depende de aumento de doações de córnea

Setembro é o mês da doação de órgãos e a doação de córneas e tecidos é fundamental para que os transplantes oftalmológicos sejam realizados.


Desinformação é o principal motivo de recusa familiar. No Paraná, de janeiro a março o índice foi de 26%

 

No pós-pandemia, o cenário é de retomada em muitos setores. Na área de transplantes de órgãos não é diferente. Vários procedimentos foram reduzidos devido à suspensão de cirurgias eletivas e, por conta disso, houve redução também no ritmo de doações. 


Conforme o Sistema de Transplante do Estado, 1.003 pacientes estão na fila à espera de córneas. Destes, 327 casos são em decorrência do ceratocone, uma doença que altera o formato da córnea e compromete a visão. 


A nossa região conta com o Banco de Olhos de Cascavel, que possui uma história de 16 anos e que fez a diferença na vida de muitos pacientes.

 

No programa de hoje (21) a oftalmologista Selma Miyazaki que é uma das fundadoras do Banco de Olhos de Cascavel participou do Vitrine.

 

Como ser um doador de córneas:


Avise a sua família. Seus órgãos só poderão ser doados com autorização dos seus parentes próximos. Ainda tem dúvida? Ligue para o nosso plantão: (45) 99973-4010.

 

Confira a entrevista completa:


Continue assistindo...

Ver mais