"Sementes” envolverá público com linguagem poética no Festin 2019

Redação Tarobá News
Cultura e Lazer | Publicado em 14/08/2019 às 11:09

Prepare as crianças para uma apresentação que promete envolvê-las com o encanto de uma palhaça sonhadora que usa uma linguagem poética para promover conscientização ambiental. Ananica é a personagem que conduz a peça “Sementes: quando o sonhadário germina”, da companhia Casulo Teatro, de Brasília, Distrito Federal, que estará em Cascavel entre os dias 10 e 15 de setembro, para participar do Festin 2019, o Festival de Teatro Infantil de Cascavel. 

O espetáculo é destinado a crianças a partir de três anos e fala sobre as possíveis sementes da vida. A palhaça Ananica se encontra sozinha, carregando em sua bagagem a simplicidade, o sonho e alguns poucos objetos. De repente coisas mágicas passam a acontecer. “A metáfora de plantar e cuidar de uma semente é explorada até a última potência. Também tem referência numa situação de seca e de miséria em algum lugar deserto do Brasil. E como a gente reage diante de dificuldades para encontrar soluções. A peça fala sobre a nossa relação com a natureza, sobre nossos desafios no mundo atual, de uma maneira leve, cômica, com música e utilizando técnicas de mágica também”, conta a atriz Caísa Tibúrcio, que é pesquisadora, musicista, palhaça e diretora teatral e que, nessa criação, também buscou referências nas músicas nordestinas e na cultura indígena.

O espetáculo que nasceu em Brasília, já foi apresentado em diversas cidades e até em Portugal e, pela primeira vez, estará no Sul do Brasil. “Vai ser um prazer. Estou com uma expectativa muito legal, por ser um festival dedicado às crianças. Acho isso fundamental num país como o nosso que é tão diverso, heterogêneo, em que muitas vezes o acesso à educação e cultura das crianças não é garantido. Poder levar isso a várias partes do país para mim é uma honra e uma necessidade. Gosto muito de trabalhar com arte para crianças. Me encanta o jogo com elas, a troca que a gente consegue estabelecer quando está apresentando é muito diferente, genuína, verdadeira”, comenta Caísa.

Você pode levar as crianças para aprenderem com essa encenação gratuita, que vai acontecer no dia 14 de setembro (sábado) às 17h no Cascavel JL Shopping. 


Sobre o Festin

O Festival de Teatro Infantil de Cascavel nasceu com a proposta de despertar o interesse das crianças pelo universo teatral, incentivando que elas assistam mais peças e se motivem a encenar também. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve 20 apresentações gratuitas durante uma semana em vários locais da cidade: praças, calçadas, parques e salas de concerto. Em 2019, o Festin retorna maior e mais completo. Neste ano, o projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Syngenta, teve uma seleção que abrangeu companhias de todo território brasileiro. 


A produção é feita por duas irmãs apaixonadas pela área cultural: a atriz Cynthya Borges e a produtora Bruna Bailey. Para saber mais sobre o Festin 2019, acesse: www.festincascavel.com.br e acompanhe as novidades pelas redes sociais: www.instagram.com/festincascavel e www.facebook.com/festincascavel.


Contelle Assessoria de Comunicação



Relacionados

Curitiba | 14-08-2019 10:21

Governo promove primeiro Festival de Fanfarras do Paraná

Governo promove primeiro Festival de Fanfarras do Paraná

Curitiba | 07-08-2019 10:29

Exposição oferece “brinquedo” que simula a falta de gravidade

Exposição oferece “brinquedo” que simula a falta de gravidade

Cascavel | 06-08-2019 11:56

Atualidades vai até a 60ª Festa de São Cristóvão

Atualidades vai até a 60ª Festa de São Cristóvão

Cascavel | 25-07-2019 12:21

Dia do escritor: conheça alguns autores de Cascavel

Dia do escritor: conheça alguns autores de Cascavel

PUBLICIDADE