Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Apucarana já registrou 225 incêndios ambientais

28/08/19 às 14:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os Bombeiros de Apucarana já atenderam 225 incêndios ambientais na cidade neste ano. 71 casos aconteceram somente agosto, que está em sua última semana.  Segundo a tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, em janeiro foram 9 incêndios ambientais, fevereiro 33, março 10, abril 24, maio 6, em junho em julho, 36 casos em cada mês. 

"Quase 100% desses incêndios foram ocasionados por humanos. O primeiro passo é sempre a conscientização que não coloque fogo em terreno, isso não pode acontecer, é uma atitude que pode se enquadrar em crime ambiental. A pessoa pode ser presa ou pagar multa. Ainda existe o costume de limpar o quintal e colocar fogo, ou casos de puro vandalismo. É preciso perder esse costume", explica a tenente. 

A tenente repassou que em todo ano passado foram 262 incêndios ambientais aqui na cidade. O mês que mais registrou queimadas foi julho, com 78 casos em 2018.

Leia mais:

Imagem de destaque
NO DIA 4 DE MAIO

Entidades de Apucarana planejam ações no trânsito durante o “Maio Amarelo”

Imagem de destaque
RISCO DE ACIDENTES

Mato alto atrapalha visibilidade de motoristas na marginal da PR-445 em Cambé

Imagem de destaque
FISCALIZAÇÃO

Donos não conseguem regularizar chácaras e podem receber multas milionárias

Imagem de destaque
MULHER MORREU

Motorista que fugiu após acidente na Estrada da Perobinha presta depoimento

Ana Paula ainda destaca que o país inteiro está sofrendo com as queimadas.  Isso por causa das condições climáticas, como tempo seco e baixa umidade relativa do ar. 

"Os nosso país todo está sofrendo com as queimadas. Em Apucarana existe ainda o vento forte que faz com que o fogo se espalhe ainda mais rápido. Outro costume que as pessoas devem perder, é de jogar bituca de cigarro em beira de rodovia, que pode também provocar um incêndio.  O fogo se espalha muito rápido, atingindo vegetações, plantações e até residências, é um risco muito grande. As pessoas precisam evitar as queimadas", finaliza a tenente. 

Quem flagrar alguém colocando fogo em mato ou em lixo no quintal e terrenos,  pode denunciar ligando na  Secretaria de Meio Ambiente, (43) 3423-0142.

Em casos de vandalismo, incêndios criminosos, as denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar (PM) 190  e Guarda Municipal (GM) 153.

Em Arapongas, somente neste mês foram 47 queimadas ambientais. As cidades vizinhas registram em média, quatro incêndios ambientais por dia.  

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná, Simepar, existe a previsão de chuva leve para o final de semana. Mas na semana que vem, o sol deve continuar brilhando forte, permanecendo com o clima seco.


Fonte: TNONLINE

© Copyright 2023 Grupo Tarobá