Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Concurso da PM de MG é suspenso por limitar seleção de mulheres

01/03/24 às 08:17 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quinta-feira (29) o concurso para formação de soldados Polícia Militar de Minas Gerais, marcado para 10 de março.


O ministro atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para suspender a seleção em função da restrição de participação de 10% de mulheres no concurso, que oferecerá 2,9 mil vagas.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLÊMICO

Scanner que mostra detalhes de genitálias em aeroportos gera debate

Imagem de destaque
NESTA QUINTA

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Imagem de destaque
REFORMA TRIBUTÁRIA

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

Imagem de destaque
DESTRUIÇÃO

Governador alerta para "maior desastre da história" do RS


Nunes Marques reiterou decisões anteriores do Supremo, que também suspenderam concursos da PM e de Bombeiros em todo país pelo mesmo motivo.


"A proibição de que mulheres disputem a totalidade das vagas disponíveis em concursos públicos destinados à ocupação de cargos em carreira militar contribui para reforçar a histórica exclusão desse grupo nos ambientes profissional e educacional, em inobservância direta aos postulados constitucionais que vedam a discriminação e determinam a proteção do mercado de trabalho feminino", decidiu o ministro.

A suspensão vale até o julgamento definitivo da questão ou a adequação do edital para retirar as restrições para mulheres.


Em outubro do ano passado, a PGR entrou com 14 ações no Supremo para contestar leis que limitam a participação de mulheres em concursos públicos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Em geral, a restrição prevista nos editais é de 10% para mulheres.


As ações questionam a limitação de vagas destinadas a mulheres prevista em normas dos seguintes estados: Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.


Em outras decisões, liminares de ministros do Supremo já suspenderam concursos da PM no Pará, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no Distrito Federal.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá