Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Faustão tem quadro estável e fala sobre novo rim: "Paciência"

17/03/24 às 15:37 - Escrito por BAND
siga o Tarobá News no Google News!

Após passar por um procedimento de embolização “para resolver questões linfáticas que atrasavam a recuperação” de um transplante de rim realizado no fim de fevereiro, Fausto Silva apresenta quadro estável, segundo familiares ouvidos pela Band.


"Fiz todos os exames, está tudo ok com o rim", disse Faustão, em entrevista à coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.


O apresentador afirmou que passou por avaliações que mostraram que não há problemas com o órgão, apesar de ainda não estar funcionando sozinho.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTA DE LUZ

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio sem custo extras

Imagem de destaque
TENTAM CONVENCER STF

Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Imagem de destaque
ECONOMIA

Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios

Imagem de destaque
COM ADICIONAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8


Transplante de rim de Faustão


Faustão passou pelo transplante devido a um agravamento de doença renal crônica. Ele passou pela cirurgia após o Einstein acionar a Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado.


Faustão passou por transplante de coração em 2023


Em agosto do ano passado, o apresentador passou por um transplante de coração devido a uma insuficiência cardíaca. A cirurgia demorou ao menos 2h30 e ele teve pronta recuperação. 


Campanha da Band


O Grupo Bandeirantes acredita que a solidariedade salva. Por isso, no dia 21 de agosto, lançou a campanha "Doe órgãos, Doe vida", uma conscientização para a doação de órgãos e tecidos.

Todos os dias, inúmeras vidas estão em jogo, esperando uma segunda chance que só pode vir de um ato de generosidade. Converse com a sua família sobre o assunto. Só ela pode autorizar esse ato. Veja mais informações no site do Ministério da Saúde.


O Brasil tem o maior sistema público de transplante de órgãos do mundo, além de ser o segundo maior transplantador, atrás apenas dos Estados Unidos. A estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde, responsável pela garantia de 90% das cirurgias por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Há uma integração com todas as 27 centrais estaduais.


Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, há 617 hospitais e 1.495 equipes autorizados a realizarem transplantes no Brasil. Uma delas é liderada pelo médico Lúcio Pacheco, especialista em transplante de fígado. As etapas para um transplante acontecer são as seguintes:


inclusão do paciente na lista nacional de transplantes pelo médico autorizado;

acompanhamento da posição na fila pelos canais oficiais do governo;

passar pelo procedimento caso haja o órgão compatível e a posição na fila seja favorável.

Sistema de transplante no Brasil


O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) funciona por ordem cronológica de cadastro, mas há prioridades em meio à fila, a depender dos critérios que o paciente preenche. Com isso, a cirurgia só ocorre de acordo com necessidades médicas, o estágio de gravidade da insuficiência cardíaca, tipo sanguíneo e outras especificidades.


A compatibilidade genética é fator importante na decisão de quem receberá o órgão e o tempo de isquemia, o tempo de duração do órgão fora do corpo. No caso, a demora do transporte do órgão da origem até o transplante.  


Crianças são prioridade ao concorrerem na fila com adultos, seja pelo doador também ser criança, ou por estarem diretamente concorrendo com mais velhos. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá