Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Presídio de Mossoró ficou mais de dois anos sem manutenção

23/03/24 às 13:06 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

Vídeos gravados dentro da Penitenciária Federal de Mossoró revelam que o local ficou mais de dois anos sem manutenção. As imagens mostram uma discussão entre detentos e funcionários sobre os problemas estruturais do presídio. Foi de lá que dois presos conseguiram escapar no mês passado. Passado um mês, até agora não foram recapturados. 


Um preso algemado é levado à força por policiais penais para o pátio da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.


O detento é Nilton Cezar Antunes Verón, acusado de planejar a morte de um juiz federal no Mato Grosso do Sul. Ele acabou ferido no rosto.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTA DE LUZ

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio sem custo extras

Imagem de destaque
TENTAM CONVENCER STF

Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Imagem de destaque
ECONOMIA

Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios

Imagem de destaque
COM ADICIONAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8


No pátio, Verón foi colocado ao lado de outros detentos. Entre eles, o então número dois do PCC, Roberto Soriano, o "Tiriça".


O grupo foi repreendido por provocar desordem no presídio de segurança máxima. A revolta dos presos era com punições e com a exigência de caminharem sempre com o queixo colocado no peito. 


Tiriça discute com um policial penal.


- “Cruza as pernas, interno. A postura é perna cruzada. Está escutando, interno? Soriano, cruza a perna. Se levantar vai ser neutralizado. Meu parceiro ali está todo machucado. ele está sangrando ali, rapaz.”


Os presos passam a reclamar das condições da penitenciária. Quem fala em outro trecho é Francisco Antonio Cesário da Silva, o Piauí, apontado como chefe do tráfico na favela de Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo.


- “Não funcionava luz. Tudo no escuro desde quarta-feira. Aí, ontem, foi mudou "eu". Agora com a cela sem água. 


Todos sabiam que a conversa estava sendo gravada. Tiriça se manifesta.


- “Estavam gravando aí. demorou para gravar, a gente está certo. Grava o seu rosto aí, todo machucado. Mostra pro câmera.


As gravações obtidas com exclusividade pelo Jornal da Band são de abril de 2015. Mesmo com todo o rigor da penitenciária, dois presos ligados ao Comando Vermelho conseguiram escapar no dia 14 de fevereiro.


Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento seguem foragidos e são procurados por centenas de agentes, helicópteros, drones e cães farejadores. Até agora, a investigação não encontrou indícios de que houve facilitação nessa fuga, que é a primeira em uma unidade prisional federal. 


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, chegou a apontar problemas estruturais e na segurança da cadeia.


“Houve uma fuga pela luminária da cela. Eles entraram no shaft, local onde se faz manutenção do presidio. De lá conseguiram alcançar o teto. Não havia nenhuma laje, grade, nenhum sistema de proteção.


Com os vídeos é possível constatar que essas falhas já haviam sido detectadas no passado. O próprio diretor geral da penitenciária de Mossoró na época reconheceu na conversa com os presidiários que já fazia dois anos que a unidade estava sem manutenção.


- “Estamos há mais de 800 dias sem manutenção predial. Mas, eu não posso ser responsabilizado ou sofrer o ônus se o sistema federal não está tendo manutenção”.


O diretor diz que a própria sala estava com problema de iluminação.


- “Não tem só você sem energia, não. Tem 11 sem luz. E aí? O que a gente vai fazer? Na minha cela tem luz queimada. Não é certo você ficar sem luz, mas não tem o que fazer. 


Depois desse episódio, os presos foram isolados. De lá pra cá, três funcionários do sistema prisional federal foram assassinados. Tiriça foi transferido para outro presídio de segurança máxima e virou o pivô de uma briga interna no PCC. Hoje, ele é considerado desafeto de Marcola, que segue como número um da facção criminosa.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá