Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Apenadas da Cadeia Pública Feminina de Goioerê realizam mamografias

15/03/24 às 20:45 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Cadeia Pública Feminina de Goioerê, pertencente à regional administrativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR) de Umuarama, no Noroeste do Estado, realizou nesta sexta-feira (15) um mutirão de mamografias às mulheres privadas de liberdade.


A operação contou com atuação da equipe do Setor de Operações Táticas (SOT) da PPPR e com a parceria do hospital que atende pacientes com câncer no município, o qual suspendeu as atividades durante uma hora e meia desta tarde, para poder atender com excelência e segurança as 17 mulheres da unidade de Goioerê e realizar os exames de mamografia de rateio.


Na unidade, estão alojadas 67 mulheres e a seleção foi baseada naquelas que possuem mais de 40 anos e, também, conforme orientação médica. "A realização dos exames de forma gratuita pelo hospital vai de encontro com as propostas da PPPR, que são de garantia da saúde e qualidade de vida às pessoas custodiadas" ressaltou o Diretor da regional da Polícia Penal de Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis.

Leia mais:

Imagem de destaque
AGRESSÃO

Ao levar filha a escola, mulher denuncia marido que teria a agredido durante a noite

Imagem de destaque
CASA FÁCIL PARANÁ

Governador inaugura residencial com 144 apartamentos em Londrina

Imagem de destaque
FRAUDE

Operação contra clonagem de cartões transporte tem alvos em Londrina e Cambé

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Condutor de carro de Auto Escola foge após se envolver em acidente com morte na PR-495


A gestora da Cadeia Pública Feminina de Goioerê, Janaína Montenegro, explica que foi feito agendamento prévio com o hospital e a parceria foi fundamental. “A realização dessa ação possibilitou para essas mulheres um controle desta doença terrível que é o câncer de mama. Para nós é uma questão de honra que esse tipo de programa voltado à saúde seja efetivado pela Polícia Penal do Paraná”, ressalta.


Os exames fizeram parte das ações em alusão ao mês da mulher. Janaína acrescenta que, no dia 08 de março, foi proporcionado um dia da beleza com manicure, pedicure, corte e tintura de cabelos a todas as mulheres privadas de liberdade daquela unidade.


Como funciona a mamografia


A mamografia é um exame de imagem usado para detectar precocemente o câncer de mama em mulheres. É um tipo específico de radiografia das mamas, que utiliza baixas doses de raios-X para criar imagens detalhadas do tecido mamário. Durante o exame, a mama é comprimida entre duas placas para espelhar o tecido e obter imagens mais nítidas.


A mamografia é uma ferramenta importante na detecção precoce do câncer de mama, permitindo que os médicos identifiquem anormalidades no tecido mamário antes mesmo de serem perceptíveis ao toque ou de causarem sintomas. Isso geralmente aumenta as chances de tratamento bem-sucedido e melhora as taxas de sobrevivência. Recomenda-se que as mulheres façam mamografias de rastreamento regularmente, especialmente após os 40 anos de idade.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá