Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Conheça os golpes contra o programa Voa Brasil e como se proteger da melhor forma

11/03/24 às 16:13 - Escrito por Niccolas Paganini
siga o Tarobá News no Google News!

O recente programa proposto pelo governo federal chamou muita atenção de quem quer viajar e adquirir passagens aéreas por preços mais acessíveis. Infelizmente, os cibercriminosos também estão de olho no tema para aplicar vários tipos de crimes e golpes.

 

O que é o programa Voa Brasil?

Leia mais:

Imagem de destaque
EM JULHO

Londrina irá implementar Método Wolbachia na tentativa de combater dengue

Imagem de destaque
VEJA COMO USAR

Terminais de Londrina vão disponibilizar internet Wi-Fi para todos os clientes

Imagem de destaque
ESPOSA NA GARUPA

Motociclista morre após ser atropelado por ônibus na zona norte de Londrina

Imagem de destaque
NOVO BOLETIM

Londrina registra mais três mortes por dengue e passa de 16 mil casos confirmados

O Voa Brasil é um programa criado pelo governo federal do Brasil com o objetivo de oferecer passagens aéreas de até R$200 para facilitar e democratizar o acesso aos transportes aéreos.


Inicialmente, o foco é beneficiar cidadãos aposentados pelo INSS e também alunos que participam do programa ProUni. Pessoas que já tenham viajado de avião nos últimos 12 meses não poderão participar do programa inicialmente.


O programa está marcado para começar nesta primeira semana de fevereiro, de acordo com Silvio Costa Filho, o atual ministro responsável pelo Ministério de Portos e Aeroportos.


O objetivo é beneficiar 2.5 milhões de pessoas a partir do anúncio oficial do Voa Brasil. Com um aumento de 85% no número de passageiros durante as festas de fim de ano em 2023, fica visível que o setor de viagens aéreas tem crescido bastante no país, e o objetivo é impulsionar o setor.


No momento, ainda não há nenhum detalhamento sobre como será o processo de aquisição das passagens, se a iniciativa vai incluir outros grupos sociais e nem mesmo quais serão os destinos incluídos no programa.

 

Os riscos dos golpes usando o programa Voa Brasil

A atratividade do programa infelizmente tem sido bastante usada por cibercriminosos que organizam golpes e fraudes online para enganar as vítimas.


A desinformação, falta de maiores dados e explicações e o desconhecimento das vítimas são as maiores ferramentas usadas pelos cibercriminosos.


O governo chegou a emitir um alerta avisando sobre os perigos e golpes contra o programa Voa Brasil já em outubro de 2023, alertando contra as principais táticas usadas pelos golpistas. Infelizmente, estas táticas de crimes virtuais ainda fazem muitas vítimas.

 

Como funcionam os golpes contra o programa

Há várias táticas usadas pelos golpistas para enganar as vítimas, mas a principal técnica consiste em enviar SMS, e-mails, mensagens em redes sociais e através de aplicativos como WhatsApp.


Nestas mensagens, os golpistas se passam por funcionários do governo ou de companhias aéreas e pedem informações pessoais (e também financeiras) das vítimas.


Muitas mensagens são acompanhadas de links e arquivos em anexo, todos infectados. Muitos são usados para disseminar malware e os links direcionam as vítimas para páginas onde são inseridos os dados pessoais, nos chamados golpes de phishing.

 

Como se proteger e proteger seus dados

Há várias formas de se proteger contra os golpes que usam o nome do programa Voa Brasil:


Cuidado com mensagens estranhas

Desconfie de qualquer mensagem. O governo não vai entrar em contato diretamente para falar sobre o programa, nem enviar mensagens ou SMS prometendo passagens ou pedindo por nenhum tipo de pagamento antecipado para fazer inclusão em cadastros ou reservas de passagens.


Não clique em links estranhos e nem baixe nenhum tipo de anexo. Os criminosos usam estes recursos para roubar seus dados e infectar seus dispositivos com vários tipos de vírus que permitem mais ações nocivas contra você e seus dados.

 

Não faça nenhum tipo de pagamento

Não envie nenhum valor solicitado nas mensagens. Não há nenhuma exigência de pagamento para participar do programa. Confie apenas em mensagens oficiais disponibilizadas pelos canais do próprio governo ou de fontes de mídia confiáveis.


Os criminosos exigem pagamentos com a promessa de garantir a entrada das vítimas no programa, ou a inclusão em algum tipo de fila especial. É tudo mentira.

 

Mantenha seus dispositivos sempre atualizados

Mantenha todas as atualizações do sistema operacional e dos programas. Estas atualizações fazem correções de vulnerabilidades e ajudam a impedir ataques cibernéticos, o que te deixa menos vulnerável a golpes.

 

Use uma boa VPN profissional

Com uma VPN profissional ativada, você garante uma camada adicional de proteção aos seus dados e à sua conexão. Uma rede privada virtual é um fator importante na defesa contra vários golpes de phishing, ransomware e outros tipos de ciberameaças.

 

Ative a autenticação de dois fatores

Sempre que houver esta opção, ative a notificação de dois fatores ou de múltiplos fatores. Assim, mesmo que os hackers consigam roubar suas informações de login, será necessário fazer um procedimento adicional para permitir um novo acesso.

 

Não compartilhe informações pessoais

Jamais forneça informações pessoais, senhas, dados bancários, códigos de verificação, informações de cartão de crédito ou débito ou qualquer outro tipo de informação sigilosa para ninguém. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá