Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Audiência Pública aprova novo traçado do perímetro urbano de Cascavel

23/10/19 às 11:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Depois de um longo debate e esclarecimento de dúvidas, foram aprovadas na noite de ontem (22) as alterações no perímetro urbano de Cascavel e do Distrito de São João do Oeste, no Auditório da Prefeitura de Cascavel. A Audiência Pública, que foi deliberativa, reuniu representantes da população em geral, da comunidade do entorno das vias que serão alteradas, do distrito, loteadores, de entidades como Sinduscon e Aeac, membros do Concidades e vereadores.

Conduzida pelo diretor do IPC, Adir Tormes, e pela coordenadora do Setor de Planos e Programas do IPC, Janeceli Caetano da Silva, a audiência seguiu o regimento aprovado antes do início da apresentação da proposta. O projeto também já havia sido discutido e apresentado no Concidades no início deste mês, conforme previsto na legislação municipal.

Antes de iniciar a votação os participantes puderam esclarecer dúvidas quanto à redução do perímetro urbano do Distrito de São João, contudo, após as explicações técnicas, a mudança foi aprovada. Foi retirada do perímetro uma chácara e uma área que compreende a instalação de uma antiga madeireira do distrito, atividade que, por lei, não pode ser realizada em área urbana.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Também foram levantados questionados quanto à ampliação do perímetro urbano de Cascavel relacionados a vazios urbanos existentes e a possíveis custos que o Município poderia ter com a urbanização dos prolongamentos das Avenidas Barão do Rio Branco e Avenida das Torres.

Os participantes incluíram na votação da proposta do aumento do perímetro urbano que a lei preveja uma regulamentação da ocupação, para que seja ordenada e contínua, justamente para se evitar novos vazios ao longo das avenidas que serão alteradas. Em relação aos custos, Adir explicou que a vantagem para o Município é que esses ficarão por conta dos empreendedores, uma vez que cada loteador será responsável por um trecho da expansão, de acordo com o padrão já existente. "O Município poderá contar com avenidas estruturadas, planejadas e com viabilidade para novos empreendimentos, sem prejuízos viários futuros".

Aprovadas as mudanças dos novos traçados, agora a equipe do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) - que elaborou o projeto considerando as disposições da Lei Federal nº 10.257 de 10 de julho de 2001 do Estatuto da Cidade - encaminhará a proposta para a Procuradoria Geral do Município elaborar o projeto de lei que será encaminhado para aprovação na Câmara de Vereadores.

Alteração do perímetro urbano de Cascavel

ALTERAÇÃO PERIMETRO CASCAVEL

Alteração do perímetro urbano de São João

ALTERAÇÃO PERIMETRO SÃO JOÃO

O que muda na prática

Os estudos para a alteração do perímetro urbano foram elaborados pela equipe técnica do IPC, a partir de uma constatação da necessidade de se projetar o futuro de duas importantes avenidas da cidade: a Avenida das Torres, na região oeste - que se ligará à Avenida Barão do Rio Branco, na região nordeste/norte e a continuação dela, no padrão existente.

A expansão da Avenida das Torres ocorrerá com a participação dos proprietários de loteamentos. Ela passará pela Avenida Guaíra, Recanto Tropical, Rua Jorge Lacerda, Rodovia PR-467, entre o Loteamento Paim e Colina Dourada até a Rodovia PR-486. Este prolongamento proporcionará a ligação entre a região oeste e norte/nordeste de Cascavel, promovendo melhoria na mobilidade urbana das duas regiões numa extensão de aproximadamente 1.500 metros.

O prolongamento da Avenida Barão do Rio Branco iniciará no Trevo do Ceasa, após o viaduto, percorrendo o Loteamento Mirante, Loteamento Santa fé, Jardim Lupatini, Positano e Jardim Piovesan, até o limite do perímetro urbano, totalizando aproximadamente 3.600 metros, já com canteiro central, pista de caminhada e ciclovia, nos mesmos moldes da reestruturação já implantada.

Prolongamento de vias

prolongamento de vias

© Copyright 2023 Grupo Tarobá