Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Comunidade rural Nova Colônia agora tem água tratada

13/11/19 às 18:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Moradores da comunidade rural Nova Colônia, do município de Catanduvas, agora têm água tratada na torneira durante 24 horas por dia. O sistema foi entregue oficialmente nesta quarta-feira (13) pelo diretor de Investimentos da Sanepar, Joel de Jesus Macedo, e pelo prefeito de Catanduvas, Moisés Aparecido de Souza, às famílias. O evento foi no Pavilhão da Igreja de Nova Colônia.

A Sanepar colocou em operação um poço perfurado, em 2012, pelo município em parceria com o Instituto Águas do Paraná. Foram feitas instalações hidráulicas e elétricas, assentados 10,9 km de tubulação que transporta água do poço ao reservatório e fazem a distribuição para as 26 famílias da localidade, um reservatório de 10 mil litros de água e adequações na casa de tratamento. Com investimentos de R$ 300 mil, a obra foi construída em parceria entre Sanepar, Município e moradores.

O sistema faz parte do Programa de Saneamento Rural do Governo do Estado, e envolve Sanepar, Emater e Instituto das Águas. Em 2019, a Sanepar está executando 95 projetos de saneamento rural.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

“Esse sistema representa saúde para as famílias. É uma grande alegria para todos nós ter água tratada encanada em casa”, afirma a moradora Maria Evangelista dos Santos Dolovitsh, tesoureira da Associação da Água de Nova Colônia. A associação foi capacitada pela Sanepar e fará a gestão do sistema.

O agricultor Ademar Balcota também comemora o novo sistema. “A gente estava passando por uma estiagem, que deixou todo mundo sem água. E água significa vida”, disse.

O prefeito Moisés lembra que a comunidade reivindicava há tempo essa obra. “Graças à parceria entre a Sanepar e o Município, com ajuda da comunidade, agora é um sonho realizado.”

O diretor da Sanepar afirma que o programa de saneamento rural visa universalizar a água também para a população rural. “A Sanepar está mapeando as comunidades rurais em todo Estado para planejar o abastecimento dessas localidades.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá