Penitenciária inaugura Telecentro, lança livro e realiza formatura

Redação Tarobá News
Cotidiano | Publicado em 04/12/2019 às 09:40

O Departamento Penitenciário do Paraná – Depen-PR, por meio da Penitenciária Industrial de Cascavel – Unidade de Progressão (PIC-UP), realiza na próxima sexta-feira (06), um grande evento que contemplará:

• Inauguração da revitalização das salas de aula da unidade;

• Inauguração do Telecentro Penitenciário;

• Lançamento do 3º Volume do Livro de Poesias “Entre as Grades e os Sonhos” e

• Formatura de 70 internos que concluíram o Ensino Fundamental e Médio.

Com investimento de aproximadamente R$ 40 mil, as 10 salas de aula da PIC-UP, passaram por revitalização, garantindo melhorias aos estudantes e professores. O projeto foi financiado por meio da parceria com o Conselho da Comunidade de Cascavel.

São 900 metros quadrados de gesso acartonado que dividem a estrutura, promovendo o isolamento acústico. Além disso, a reforma garantiu vigilância por câmeras de segurança e a instalação de novo mobiliário.

Já o projeto do Telecentro, contou com recursos da Justiça Federal. A sala é composta de 21 computadores novos, todos interligados em rede e divididos por mobília individual. Além disso, o recurso de R$ 98 mil, contemplou a aquisição de equipamento de multimídia e ar-condicionado. O novo telecentro vai oferecer inúmeros cursos de capacitação e aperfeiçoamento aos presos da unidade, por meio da parceria com o Instituto Mundo Melhor.

O 3º Volume do Livro ‘Entre as grades e os sonhos’, possui 150 páginas com poesias escritas pelos próprios presos que frequentam a escola penitenciária. O projeto contou com o envolvimento de 100 pessoas, entre elas, as professoras das diversas disciplinas que contribuíram para a realização do livro. As poesias retratam a rotina, a vida pessoal e o os sentimentos dos próprios escritores. Entre as reflexões estão textos sobre a sociedade, a desilusão, oportunidade, mudança, amor e esperança.

Os novos formandos cursaram o Ensino Fundamental e Médio na modalidade de Educação Para Jovens e Adultos. São 70 internos que receberão o certificado de conclusão em mais uma etapa estudantil. Ao lado de familiares, eles serão homenageados no evento e terão a oportunidade de passar por um momento único, do qual muitos não tiveram o privilégio. Ao todo, são 22 professores de diversas disciplinas, responsáveis por levar o conhecimento aos detentos, separados por uma grade.

O evento contará com a participação de diversas autoridades locais e estaduais, terá o som da banda musical da penitenciária (composta por presos) e ocorrerá na própria penitenciária, na próxima sexta-feira (06), às 9 horas.


SERVIÇO:

Data: sexta-feira (06/12/2019)

Horário: 09h00

Local: Penitenciária Industrial de Cascavel (BR-277, 560 - Distrito Industrial)





Relacionados

Cascavel | 16-12-2019 07:37

Fogo em Uno mobiliza Corpo de Bombeiros no Bairro Coqueiral

Fogo em Uno mobiliza Corpo de Bombeiros no Bairro Coqueiral

Cascavel | 16-12-2019 07:04

Pastoral Carcerária, Conselho da Comunidade e Depen realizam evento natalino

Pastoral Carcerária, Conselho da Comunidade e Depen realizam evento natalino

Cascavel | 15-12-2019 19:08

Velório de Faustina Paranhos acontece na Acesc

Velório de Faustina Paranhos acontece na Acesc

Cascavel | 15-12-2019 16:25

Morre aos 91 anos dona Alice

Morre aos 91 anos dona Alice

PUBLICIDADE