Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

DER/PR assina contrato de R$ 56,9 milhões para pavimentação de rodovia em Doutor Ulysses

02/04/24 às 09:29 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), assinou o contrato da obra de pavimentação de 11,95 quilômetros da PR-092 em Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira, um investimento de R$ 56.919.000,00.


Está prevista a pavimentação de uma pista com 7 metros de largura, sendo uma faixa de 3,5 metros em cada sentido da via, e acostamentos de 1,5 metro em cada lado. Será implantado o pavimento semirrígido, que consiste em uma camada de reforço do subleito, camadas de base e sub-base em solo cimento (combinação de solo da região com cimento), uma camada dupla de ligante asfáltico, e uma camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de revestimento.


Além de sinalização horizontal e vertical ao longo do trecho pavimentado, também serão instaladas defensas metálicas em todos os pontos mais sinuosos para garantir maior segurança aos usuários.

Leia mais:

Imagem de destaque
25,36% DE IMUNIZAÇÃO

Paraná chega a 1 milhão de doses aplicadas contra a gripe, mas cobertura é baixa

Imagem de destaque
EMPREGO

Agências do Trabalhador disponibilizam 17,8 mil vagas no Paraná

Imagem de destaque
PROIBIDOS PELA ANVISA

Estado alerta sobre riscos e proibições dos "vapes" e reforça disponibilidade de tratamento

Imagem de destaque
25ª EDIÇÃO

Paraná apresenta potencial do turismo náutico no Rio Boat Show 2024

Também estão previstos dispositivos de drenagem como sarjetas de concreto, descidas d’água, drenos, bueiros e também uma galeria celular para lidar com chuvas e corpos d’água na região.


Estão planejados, ainda, serviços complementares, como implantação de novos abrigos para parada de ônibus e enleivamento (plantio de vegetação) nas áreas próximas à rodovia, entre outros.


PROJETO – Esta obra foi licitada na modalidade Concorrência com Regime de Contratação Integrada (CI), que inclui a elaboração de projeto básico, projeto executivo de engenharia e a execução da obra em um mesmo contrato. Com isso, os primeiros 180 dias serão dedicados aos projetos, com outros 540 dias seguintes para a obra em si. O prazo de execução passa a contar a partir da emissão da Ordem de Serviço, que deve acontecer em breve.


MUNICÍPIO – Com população de cerca de 5,6 mil habitantes, a economia em Doutor Ulysses é voltada principalmente para a agropecuária, sendo a PR-092 um importante canal para escoamento da produção local, além de acesso a povoados e propriedades rurais mais distantes do município.


Na travessia urbana da PR-092 no município, o DER/PR concluiu em 2019 a pavimentação com blocos intertravados de concreto (pavers) em um trecho de aproximadamente 910 metros. A obra incluiu implantação de dispositivos de drenagem e sinalização viária.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá