Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ganhando o Mundo já deu oportunidade a 781 meninas da rede estadual

11/03/24 às 17:31 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

No Mês da Mulher, um dado do Ganhando o Mundo chama a atenção para o futuro das mulheres no Paraná. O programa da Secretaria da Educação (Seed-PR) já mandou 1.240 alunos da rede estadual a outros países, com 781 meninas explorando diferentes viagens, o que representa 62% do total. 


Entre os mil novos integrantes das viagens de 2024, 623 são meninas, o que também representa 62%. São realidades transformadas e que inspiram a luta por maior equidade de gênero no mercado de trabalho do futuro.


Quando embarcou para o Canadá em janeiro deste ano, Giulia Carolina Lopes, 15 anos, levou na bagagem sonhos, determinação, vontade de aprender e um “friozinho na barriga”. Natural de Toledo, na região Oeste, a aluna do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual Dario Veloso é uma das estudantes do sexo feminino atualmente no programa. 

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo


A quase 9 mil quilômetros do bairro Pancera, onde fica sua casa, a jovem já se adaptou à nova rotina em Newfoundland (Oeste do país), seu novo endereço, onde foi recebida com zelo por sua host family (família hospedeira). 


Matriculada no Carbonear Collegiate, tradicional instituição de ensino na região, ela frequenta o curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Giulia tem aulas de Inglês, Matemática, Ciências, Ciências Sociais e Educação Física. Além disso, a escola oferece aulas preparatórias de orientação de carreiras, nas quais os alunos fazem os primeiros contatos com componentes técnicos nas áreas de Direito, Tecnologia, Marketing, Business, dentre outros. Na escola, a jovem também tem contato com estudantes de outros países, como Tailândia, Alemanha e Turquia. 


“Para me integrar, tive que superar a insegurança inicial que a barreira do idioma impõe. Os outros intercambistas entendem bem essa realidade e, no começo, foi mais fácil interagir com eles. Mas os canadenses são muito receptivos e na convivência com eles percebo que meu inglês está mais fluente e natural”, afirma.


Com mais três meses de intercâmbio pela frente, a ele diz lidar bem com a saudade da família e reconhece que o incentivo dos professores e, principalmente da mãe, Eliane, é essencial para impulsionar ainda mais a busca pelos seus sonhos. “Lembro da minha mãe todos os dias. É por causa dela que tive coragem de vir pra cá e é, também por incentivo dela, que desejo seguir carreira em Medicina. O Ganhando o Mundo certamente vai colaborar para isso, abrindo oportunidades que somente os cidadãos internacionais têm no mercado de trabalho”, afirma.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá