Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Livro de colorir criado por mulheres privadas de liberdade é usado em APAE de Iporã

27/03/24 às 09:27 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Encantos da Leitura é o nome de um projeto da Polícia Penal do Paraná (PPPR) na região de Umuarama. Ele une arte, educação e ressocialização de pessoas privadas de liberdade. O objetivo da iniciativa é motivar a criatividade de detentas para desenvolver livretos para colorir para serem doados às unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).


O projeto teve início em fevereiro deste ano na Cadeia Pública Feminina de Iporã e já em março a produção estendeu-se para a unidade penal de Altônia. Já foram mais de 150 exemplares impressos, contando com a participação de seis apenadas na produção de histórias e desenhos. Atualmente em segundo livreto está em fase de produção.


A APAE do município de Iporã foi a primeira unidade a ser beneficiada pelo projeto. As crianças se conectaram com a história em uma atividade de pintura guiada pelos professores. “A imaginação das crianças foi estimulada, despertando a curiosidade, a autonomia e o desenvolvimento cognitivo através da arte. Foi muito positivo para nós”, destaca a diretora da unidade, Ilma Natale Fiorelli.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Adesão obrigatória de produtores rurais à nota fiscal eletrônica começa em 1º de maio

Imagem de destaque
PARANÁ

Governo vai investir R$ 26,6 milhões para qualificar 21,2 mil profissionais até o fim do ano

Imagem de destaque
'PRESSÃO ALTA'

Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população

Imagem de destaque
ABORDAGENS

Sanepar orienta moradores de 2,2 mil imóveis de União da Vitória sobre ligação de esgoto


O policial penal José Leocádio Miranda, idealizador do projeto, ressalta que a iniciativa supera barreiras físicas e psicológicas inerentes ao encarceramento. “Mesmo com recursos limitados, o projeto Encantos da Leitura já transformou a vida de todas as apenadas que participaram, que contribuíram com desenhos e narrativas, resultando em um livreto repleto de criatividade e expressão pessoal”, afirma.


Com a expansão do projeto, a ideia, segundo ele, é doar exemplares a escolas municipais da região.

Confira o material produzido neste link.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá