Maratona de contratações seleciona trabalhadores para startups

Redação Tarobá News
Paraná | Publicado em 04/12/2019 às 14:55

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Inovação da Casa Civil, ajudou a promover uma maratona de contratações e aproximação profissional para reforçar o ecossistema estadual de inovação. O Hackathon de Carreiras, idealizado pela Universidade Positivo e realizado no último sábado (30), focou apenas na área de tecnologia da informação (TI) e teve como objetivo enfrentar um dos principais gargalos do setor, a falta de mão de obra qualificada.

Duzentas pessoas foram selecionadas entre 2.183 inscritas para a fase final e a partir de segunda-feira (2) já começaram a se encaixar em empresas e startups paranaenses. A maratona durou 15 horas e se enquadrou dentro de duas estratégias estaduais: fomento ao pleno emprego em todas as áreas – o Paraná já é o quarto maior empregador do País no ano, segundo o Ministério da Economia – e ampliação da oferta de trabalho para o desenvolvimento do ecossistema de startups.

Henrique Domakoski, superintendente de Inovação da Casa Civil, afirmou que há, pelo menos, dez mil vagas abertas no Estado nessa área, e cerca de três mil apenas em Curitiba. “Um dos grandes desafios dos ecossistemas de inovação é a mão de obra qualificada. Para desenvolver essa rede precisamos ampliar a formação ou trazer pessoas qualificadas para o Paraná. Esse Hackathon ajuda a fazer uma espécie de match (encontro) entre as empresas e as pessoas”, afirmou.

Segundo o superintendente, a maratona abriu espaço para profissionais de vários perfis distintos com potencial para trabalhar com TI, não apenas formados em informática. “Buscamos, também, engenheiros eletricistas e profissionais das ciências exatas que não estavam empregados ou que trabalhavam como motoristas de aplicativo, por exemplo, em função distinta da formação original”, afirmou Domakoski. “Para o Estado é uma iniciativa excelente porque ajuda a suprir a demanda das empresas e atrai pessoas qualificadas, que, aliás, receberão bons salários. Isso é crucial para um ambiente de inovação forte”.



Relacionados

Londrina | 05-12-2019 19:24

Câmara aprova carga de 40 horas semanais para novos funcionários da prefeitura

Câmara aprova carga de 40 horas semanais para novos funcionários da prefeitura

Curitiba | 05-12-2019 18:31

Ações de combate à dengue são reforçadas em todo o Estado

Ações de combate à dengue são reforçadas em todo o Estado

Marechal Cândido Rondon | 05-12-2019 17:02

Sesa confirma 36 municípios em surto de sarampo

Sesa confirma 36 municípios em surto de sarampo

Curitiba | 05-12-2019 16:15

Polícia Civil prende suspeitos de lesar investidores de bitcoins

Polícia Civil prende suspeitos de lesar investidores de bitcoins

PUBLICIDADE