Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná e outros três estados se unem em ações de combate à dengue nos municípios de divisa

20/02/24 às 08:09 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais promovem, nesta terça-feira (20), o “Dia D Todos Contra a Dengue”, com ações conjuntas de prevenção à doença e combate ao mosquito Aedes aegypti. A iniciativa é promovida pelas respectivas Coordenadorias Estaduais de Proteção e Defesa Civil e é focada, principalmente, nos municípios que fazem limite geográfico entre esses estados.


O Dia D marca o início das ações que serão desenvolvidas ao longo de toda a semana, com o objetivo de unir esforços para impedir o avanço da doença, em especial nas cidades de divisa. No Paraná, as atividades envolvem municípios das regiões Noroeste, Norte e Norte Pioneiro com medidas de prevenção e orientação à população. Isso inclui a intensificação das ações operacionais, como vistorias em residências e espaços públicos.


Os agentes do Sistema de Proteção e Defesa Civil, juntamente às secretarias municipais da Saúde e outros órgãos competentes, também realizarão simultaneamente, a partir das 8h, mutirões de limpeza, eliminação de criadouros, campanha de conscientização, em escolas, igrejas, associações e órgãos públicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM CURITIBA

Major do Corpo de Bombeiros apresenta manual de atendimento a pessoas autistas

Imagem de destaque
SESA

Paraná participa das ações da 22ª Semana de Vacinação das Américas

Imagem de destaque
OBRA

Sanepar vai vistoriar ligações de esgoto em 2 mil imóveis de Centenário do Sul

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Acidentes geraram custo de R$ 36 milhões ao SUS apenas entre 2022 e 2023


Outra medida diz respeito à parte documental. As Defesas Civis também vão auxiliar os municípios na confecção de decretos de situação de emergência, para a possibilidade de obtenção recursos federais, além de fazer o levantamento de dados para relatórios de acompanhamento, tanto sobre a situação atual, quanto nas semanas seguintes à ação. 


No Paraná, a ação será realizada nos municípios de Andirá, Cambará, Carlópolis, Centenário do Sul, Centenário do Sul, Centenário do Sul, Doutor Ulysses, Guaíra, Guaraqueçaba, Icaraíma, Jacarezinho, Leópolis, Nova Londrina, Primeiro de Maio, Querência do Norte, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santa Inês, Santana do Itararé, Santo Antônio do Caiuá, São José da Boa Vista, São Pedro do Paraná, Sengés e Terra Rica.


INTEGRAÇÃO – Para o coordenador estadual da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schünig, a iniciativa integrada mostra o compromisso de ação conjunta e a preocupação compartilhada entre os estados para frear a doença. “Este é o momento de unirmos esforços para apoiar as secretarias de Saúde no combate à dengue, mostrando a força e capacidade técnica e operativa das nossas Defesa Civis”, destacou.


“É um momento muito importante de unirmos forças para combater o Aedes aegypti. Os casos da doença aumentam a cada dia, em várias regiões do País, e isso nos mostra que o mosquito não respeita os limites das fronteiras”, ressaltou o coordenador de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, coronel Henguel Ricardo Pereira. “Por isso, precisamos integrar nossas ações com os demais estados para que, juntos, possamos conscientizar o maior número de pessoas. Essa luta contra a dengue é de todos nós”.


Em Minas Gerais, a operação vai ocorrer em todo Estado, através da atuação regionalizada dos agentes. “Investir na autoproteção e na formação de uma cultura de resiliência é o melhor caminho para a defesa da vida e para cumprir a missão da Defesa Civil de proteger as pessoas. Nosso objetivo é unir esforços para impedir o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, completou o coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Frederico Otoni Garcia.


CAMPANHA – No último dia 9 de fevereiro, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), lançou uma nova campanha de combate à dengue. O objetivo é alertar a população sobre prevenção da doença, com os cuidados para evitar a reprodução do mosquito transmissor do vírus.


A campanha está sendo vinculada na televisão, jornais, portais de internet e redes sociais. Com o mote “Olha a dengue aí!”, ela vai reforçar a importância de a população limpar seus quintais e outras áreas que possam acumular água – ambiente ideal para a procriação do mosquito – ressaltando que é fundamental a participação de toda sociedade.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá