Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PlanificaSUS reforça importância de cuidados cotidianos para preservação da saúde

15/03/24 às 08:42 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O autocuidado apoiado foi o tema central do 12º Encontro de Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o evento aconteceu de terça até esta quinta-feira (12 a 14), em Curitiba, e reuniu 90 técnicos das 22 Regionais de Saúde, que são tutores da metodologia.


O PlanificaSUS é uma estratégia nacional de educação permanente que busca consolidar a Rede de Atenção à Saúde, ao desenvolver competências, habilidades e atitudes nas equipes técnicas e gerenciais. O intuito é qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar, com foco nas necessidades dos usuários.


O tema do encontro desta semana é considerado pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, fundamental para aumentar a confiança e as habilidades das pessoas. “O autocuidado apoiado permite que os usuários possam compreender que também possuem uma parcela de responsabilidade pela sua própria saúde, que podem ser proativos e que os profissionais de saúde estão à disposição para ajudá-los”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Adesão obrigatória de produtores rurais à nota fiscal eletrônica começa em 1º de maio

Imagem de destaque
PARANÁ

Governo vai investir R$ 26,6 milhões para qualificar 21,2 mil profissionais até o fim do ano

Imagem de destaque
'PRESSÃO ALTA'

Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população

Imagem de destaque
ABORDAGENS

Sanepar orienta moradores de 2,2 mil imóveis de União da Vitória sobre ligação de esgoto


Essa iniciativa consiste em que os usuários gerenciem o próprio cuidado na tomada de decisões cotidianas sobre alimentação, atividade física, medicação, estilo de vida e higiene pessoal. A equipe de saúde preparada procura ampliar a capacidade de confiança e eficácia das pessoas no manejo de sua condição.


Ainda para o primeiro semestre de 2024 está prevista a formação teórica e prática dos 843 tutores da APS nos municípios e dos 36 tutores da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) sobre a temática do autocuidado apoiado.


“Durante todo o evento discutimos a relação do autocuidado apoiado com a prática dos profissionais de saúde da APS e AAE, além de relacionar com temas atuais como a imunização e segurança do paciente”, ressaltou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.


Outros temas importantes tratados no encontro foram gestão do cuidado, monitoramento, segurança do paciente, imunização na Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada.


A metodologia e informações discutidas neste encontro serão replicadas aos municípios pelas Regionais de Saúde, atingindo os demais profissionais. Responsáveis pelas Linhas de Cuidado Prioritárias – que são as da Saúde da Pessoa Idosa, Materno Infantil, Saúde Mental e Doenças Crônicas (usuários com hipertensão arterial sistêmica ou diabetes mellitus) – também participaram do encontro.


PLANIFICASUS – O Paraná aderiu à estratégia PlanificaSUS em 2019 e a implementou inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati. Em 2021, foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as suas regiões. O PlanificaSUS Paraná possibilita reorganizar os processos de trabalho das equipes das Unidades de Saúde e dos ambulatórios vinculados a essa estratégia, com o objetivo de melhorar o cuidado às pessoas usuárias do SUS ao promover o acolhimento.


Os encontros com os tutores regionais são desenvolvidos com a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá