Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Portos do Paraná apresenta benefícios da temporada de cruzeiros no Sul Export 2024

27/03/24 às 09:30 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A temporada de cruzeiros no Paraná foi o destaque do terceiro painel do Sul Export, evento que discute a infraestrutura logística e o mercado de negócios dos estados do Sul. O painel “Impactos e reflexos das atividades portuária e industrial nas cadeias de negócios” contou com a participação do diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli. O debate aconteceu na terça-feira (26), em Balneário Camboriú (SC).


Entre 2023 e o começo de 2024, a Portos do Paraná recebeu a primeira maratona de cruzeiros do Estado, que incluiu 15 escalas do navio MSC Lirica e uma do navio MSC Musica. Ao todo, mais de 39 mil turistas e tripulantes passaram no litoral paranaense (o número inclui turistas e pessoas que não desceram da embarcação). As atracações semanais movimentaram a economia de todo o Litoral do Estado, com a injeção de mais de R$ 25 milhões apenas em Paranaguá. 


A MSC também confirmou que a cidade fará parte da temporada 2024/2025 e já conta com pacotes disponíveis na internet. A empresa de cruzeiros também reservou as datas para o Porto de Paranaguá na escala da temporada 2025/2026. Além da MSC, o porto recebeu nesta semana o Silver Wind, da operadora Royal Caribean. A embarcação veio de Balneário Camboriú (SC) e seguirá para Paraty (RJ).

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Adesão obrigatória de produtores rurais à nota fiscal eletrônica começa em 1º de maio

Imagem de destaque
PARANÁ

Governo vai investir R$ 26,6 milhões para qualificar 21,2 mil profissionais até o fim do ano

Imagem de destaque
'PRESSÃO ALTA'

Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população

Imagem de destaque
ABORDAGENS

Sanepar orienta moradores de 2,2 mil imóveis de União da Vitória sobre ligação de esgoto


“Durante um ano, em parceria com a prefeitura de Paranaguá e o Governo do Estado, nós preparamos todas as cidades do Litoral para poder atender bem aos cruzeiristas”, comentou Pioli. "Foi feita uma estrutura para o receptivo e todos os empresários que operam no setor se prepararam com antecedência para receber os turistas".


Também participaram do painel o diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, o diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mario Povia, o presidente do Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto, e o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger. O moderador foi o diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo.


Além do debate sobre a indústria dos cruzeiros marítimos dentro da estratégia das administrações portuárias, os participantes falaram sobre os portos e indústrias como geradores de emprego e renda. Outro tema abordado foi a sintonia com a agenda ESG e garantias de qualidade de vida para a população.


VISITAS GUIADAS – Também foram apresentados os programas sociais realizados no Litoral do Paraná, entre eles a visita guiada gratuita no Porto de Paranaguá. Em 2023, foram mais de 2.800 universitários e profissionais dos mais diversos setores da sociedade que passaram pelos Palácios Taguaré e Dom Pedro II e também por todo o cais para ver de perto o funcionamento das principais operações portuárias.


SUL EXPORT – O Sul Export é uma das etapas regionais que precede o encontro nacional Fórum Brasil Export, em Brasília, previsto para outubro. O evento patrocinado pela Portos do Paraná conta com representantes de todo o Brasil, entre autoridades da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério de Portos e Aeroportos, empresários e entidades de classe e ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O Sul Export deste ano foi realizado entre os dias 25 e 26 de março e abordou a infraestrutura logística e o mercado de negócios dos três estados da região, com debates, visitas técnicas e encontros de relacionamento.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá