Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde reúne hospitais com UTI e serviços de diálise para discutir segurança do paciente

10/04/24 às 16:53 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta quarta-feira (10) um seminário que reúne hospitais com UTI e os que têm serviços de diálise para debater a segurança do paciente. O encontro, que segue nesta quinta-feira (11), acontece na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM), em Curitiba, e conta com cerca de 260 profissionais que atuam no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). 


O objetivo é promover a troca de informações e experiências entre os participantes relacionadas às boas práticas de segurança do paciente, fortalecer a qualidade na assistência, tanto em instituições públicas como privadas.


O seminário é dirigido a hospitais que, anualmente, participam da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo é promover a cultura da segurança nos serviços e o aprimoramento de boas práticas de assistência à saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
EMPREGO

Agências do Trabalhador disponibilizam 17,8 mil vagas no Paraná

Imagem de destaque
PROIBIDOS PELA ANVISA

Estado alerta sobre riscos e proibições dos "vapes" e reforça disponibilidade de tratamento

Imagem de destaque
25ª EDIÇÃO

Paraná apresenta potencial do turismo náutico no Rio Boat Show 2024

Imagem de destaque
41 ANOS

PCPR prende homem por dívida de pensão alimentícia em Cornélio Procópio

O Paraná possui 128 hospitais com UTI, dos quais 117 (91%) aderiram voluntariamente à avaliação nacional feita pela Anvisa, em 2023. Em relação aos serviços de diálise, todos os 48 estabelecimentos existentes no Estado (100%) aderiram à avaliação no mesmo ano.


“Somos destaque nacional por conseguir uma adesão tão significativa dos nossos hospitais com UTI e das instituições com serviços de diálise na Avaliação de Segurança do Paciente da Anvisa”, disse o diretor-geral da Sesa, César Neves, na abertura do evento. “O cuidado com o paciente sempre deve ser uma  prioridade e atividades como esta reforçam ainda mais o compromisso do Paraná com a saúde da nossa população”.


“É extremamente importante promover a educação permanente dos profissionais de saúde, pois eles enfrentam inúmeros desafios no cotidiano dos serviços e para isso eles precisam ser mantidos atualizados”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes. “A segurança do paciente é um tema transversal que permeia todos os níveis de atenção à saúde, ou seja, desde a atenção primária até a atenção hospitalar”.


Com a chegada do frio, Saúde esclarece dúvidas sobre a gripe e importância da vacinação

TEMAS – Durante o evento foram abordados diferentes temas, como elaboração dos Planos de Segurança do Paciente, uso de ferramentas de gestão para o monitoramento do risco relacionado à assistência e notificação de eventos adversos.


“Esse trabalho de educação continuada permite a redução de possíveis erros e, consequentemente, a melhoria da qualidade no atendimento dos pacientes. Esse processo com envolvimento de todos os profissionais de saúde é vital para garantir bons resultados e a qualificação do atendimento”, afirmou o médico e conselheiro do CRM, Luís Roberto Castro Santos.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá