Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Serviço aeromédico de Cascavel completa seis anos

21/01/20 às 18:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Responsável por iniciar um novo modelo de atendimento primário e secundário pela Rede Paraná Urgência (RPU), a primeira base aeromédica exclusiva da saúde no Estado, localizada em Cascavel, completa seis anos de funcionamento nesta quarta-feira (22).

“Para nós é uma grande alegria acompanhar o crescimento desse serviço de referência na região de Cascavel, e que auxilia na melhoria do atendimento na rede de urgência e emergência do Paraná, salvando vidas de forma efetiva”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, o êxito do serviço faz parte da proposta de regionalização e agilidade na saúde. “Seguimos com a orientação do governador Ratinho Junior, de aproximar o serviço de saúde das pessoas e diminuir ao máximo o tempo de espera de um usuário até o atendimento”, completou.

Leia mais:

Imagem de destaque
'PRESSÃO ALTA'

Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população

Imagem de destaque
ABORDAGENS

Sanepar orienta moradores de 2,2 mil imóveis de União da Vitória sobre ligação de esgoto

Imagem de destaque
CONFIRA

Psicanálise no teatro, Titãs, Brutas no MAC-PR e Cinema na Praça estão na agenda cultural

Imagem de destaque
DENGUE

Cascavel terá vacinação contra a dengue após ampliação do Ministério da Saúde

DADOS – Desde sua inauguração em 2014, o serviço já atendeu mais de 2.400 acionamentos, sendo 2.327 missões realizadas com pacientes, somando 3.675 horas de voo. A base abrange a Macrorregião Oeste e é composta pela 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde, atendendo 94 municípios. Atualmente a equipe é formada por médicos, enfermeiros, pilotos e mecânicos. Diariamente, equipes de quatro integrantes se revezam para atender o serviço aeromédico.

“Realizamos transferências inter-hospitalares para centros de referência, atendimentos de acidentes em rodovias e também apoiamos o Sistema Estadual de Transplantes, realizando o translado de órgãos até uma equipe transplantadora”, explicou o diretor da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, João Gabriel Avanci.

“A agilidade no transporte está totalmente ligada com a diminuição da taxa de mortalidade e morbidade, pois possibilita que o paciente receba um atendimento em um curto período de tempo, o que é crucial para salvar vidas”, finalizou.

REDE PARANÁ URGÊNCIA – A RPU desenvolve ações com o objetivo de garantir pontos de atenção à urgência e emergência, fixo e móvel, no menor tempo e distância possíveis em todas as regiões do Estado.

A Rede inclui desde equipes multiprofissionais treinadas para acolher os cidadãos nas unidades de saúde equipadas nos municípios onde moram, transporte de urgência (Samu/Siate/Aeromédico) ou atendimento hospitalar de urgência organizado por centrais macrorregionais de regulação até acompanhamento domiciliar no pós-alta.

São componentes da rede: Promoção, Prevenção e Vigilância; Atenção Primária em Saúde; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Siate); Atendimento Aeromédico; Sala de Estabilização; Unidades de Pronto Atendimento (UPA) / Unidades 24 horas; Hospitais/Portas de Urgência Hospitalares; Atenção Domiciliar; Complexo Regulador e Telemedicina – Linhas de Cuidado Cardiovascular, Cerebrovascular e Trauma.

Desde sua implantação, o serviço foi responsável pela redução de cerca de 25% de mortalidades decorrentes de acidente de trânsito e 21,5% na mortalidade por doenças cerebrovasculares e cardiovasculares.

“Contamos com cinco bases de helicópteros atendendo todo o Estado do Paraná, abrangendo todos os municípios para realização dos atendimentos de emergência e transporte de pacientes críticos”, comenta o diretor de Gestão em Saúde (DGS) da Secretaria de Estado da Saúde, Vinícius Filipak.

“A base de Cascavel foi a primeira do Estado implantada neste modelo assistencial com processo de trabalho definido pela Sesa e apoiado pelo Samu Regional. Esse processo contínuo é essencial para que mais pacientes tenham chance de sobrevida com menos dor e sofrimento”, completou o diretor.

Assessoria

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá