5 Livros Imperdíveis Sobre Orçamento de Obras

Redação Tarobá News
03/12/2019 20:36

Você é engenheiro e está trabalhando com orçamento de obras. 

Ou você é responsável pela parte de compra e tem que seguir um orçamento de uma obra. 

Ou então você é o administrador ou gerenciador de uma obra e precisa de mais informação sobre orçamentos. 

Qualquer que seja a sua situação, informação é sempre a alma do negócio. E quanto mais informação, melhor. 

Sobretudo se a informação é de qualidade e focada exatamente no que você precisa para o seu trabalho. 

Pensando nisso, vamos listar hoje 5 livros imperdíveis, que você deveria ler para ter maior entendimento sobre orçamento de obras. 

1 - Como Preparar Orçamentos de Obras 

Autor: Aldo Dórea Mattos 

Editora Pini 

Vamos começar com um clássico. Esse livro indispensável na estante de qualquer pessoa que trabalha com orçamento de qualquer tipo de obra. 

O livro está na terceira edição e pode ser encontrado facilmente em sites de compra de livros online, como a Amazon. 

O livro é um clássico porque apresenta todos os cálculos necessários para a construção, composição de custos, detalhamento de mão de obra, materiais, custos indiretos, previsão de lucros e impostos, dentre outros temas importantes. 

Além disso, há dicas e exemplos de cálculos, com modelos de planilhas e formulários, com muitas ilustrações e linguagem de fácil entendimento. 

Certamente é um dos livros mais recomendados sobre o assunto. 

2 - Planejamento e Custos de Obras 

Autores: Antônio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro e Marcos Crivelaro 

Editora Érica 

O livro está na primeira edição mas é uma obra completa, pois aborda diagramas causa-efeito, fluxogramas de processos, análise econômica e mercadológica de empreendimentos. 

O conteúdo do livro pode ser aplicado para os cursos técnicos em orçamento de obras, Arquitetura, Desenho de Construção Civil, Design de Interiores, Edificações, entre outros.

3 - Como Gerenciar Projetos de Construção Civil: Do Orçamento à Entrega da Obra 

Autor: Marco Antônio Portugal 

Editora Brasport 

Livro essencial para quem está iniciando na área, traz uma linguagem descontraída e simples, o que facilita muito o entendimento. 

O livro traz as principais etapas do gerenciamento de projetos, com ênfase naquelas de maior importância na execução da obra, com exemplos e dicas para enfrentar os maiores desafios, desde as fases iniciais de elaboração de um orçamento e os meios de contratação até a sua entrega. 

O livro é bastante indicado para alunos e recém-formados, pois descreve com maestria algumas dificuldades de quem está iniciando na carreira e como superar esses desafios. 

Possui excelentes recomendações de leitores e pessoas que já o utilizaram para aprofundamento de conhecimento profissional. 

4 - Guia Prático do Orçamento de Obras - Do Escalímetro ao BIM 

Autor: Pedro Badra 

Editora Pini 

O autor descreve os fundamentos sobre levantamentos de custos, bem como todos os detalhes sobre orçamentos de obras em construção. 

Além disso, ele faz uma integração com os sistemas informatizados de orçamentos atuais. De acordo com o autor, embora haja sistemas interessantes, o sucesso no orçamento de obras está mais relacionado aos conhecimentos tradicionais de engenharia e arquitetura. 

É o livro dedicado para quem quer se especializar na área de custos, como orçamentistas, incorporadores e estudantes. 

5 - Como Gerenciar As Compras de Materiais Na Construção Civil 

Autores: Adriana de Paula Lacerda e Antônio Ednésio Jungles 

Editora Pini 

Um livro excelente para auxiliar no gerenciamento eficaz da compra de materiais para construção. 

Segundo os autores, maior agilidade nas operações e melhoria contínua na qualidade dos produtos adquiridos são fundamentais para melhor gerenciamento de compras. 

Os autores consideram a gestão de compras uma atividade essencial no orçamento de obras. 

De acordo com os autores: “O sucesso demonstrado por organizações que adotam tal postura tem estimulado a gestão estratégica da função de compras e a adesão de um número cada vez maior de empresas na busca de uma dinâmica mais enxuta. Isso significa a eliminação de todas aquelas atividades que não agregam valor ao produto final da incorporação”.

Conclusão 

Há diversas obras presentes no mercado sobre orçamento de obras. Procuramos aqui listar algumas boas referências, com diferentes enfoques: livros clássicos, livros para recém-formados e iniciantes, livros para orçamentistas, dentre outros. 

É importante que quem quer se aprofundar no assunto procure escolher livros que abranjam exatamente o que se trabalha e a área que o orçamento se destina, para que assim, possa ter maior contato diário com o que está se aprendendo nos livros. 

Texto feito porhttps://www.totalconstrucao.com.br/