Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Chocolate pode matar

30/03/18 às 17:58 - Escrito por Luciane Miyazaki
siga o Tarobá News no Google News!

Não tem jeito. Quando a gente fala em Páscoa, logo lembra do chocolate. Branco, ao leite, meio amargo, amargo... Hummmmmm...

Então, nessa época em que quase todo mundo tem mais chocolate em casa e em suas diferentes formas: ovo, bombom, coelhinhos e afins, todos coloridos e atraentes, é preciso redobrar os cuidados. Se pra gente é uma tentação, pra nossos bichinhos também é. 

Usando o exemplo lá de casa, normalmente, não é preciso se preocupar com os gatos. Eles são super curiosos, mas super exigentes. O Pet e a Blue adoram saber o que a gente tá preparando ou vai comer. Tenho certeza que adorariam aquelas embalagens coloridas e barulhentas dos ovos de Páscoa. Mas aí é só mostrar e deixar que cheirem. O interesse passa rapidinho. Pela embalagem, não. Só pelo chocolate mesmo.

Leia mais:

Imagem de destaque

Etiqueta: um universo de possibilidades a seu favor

Imagem de destaque

Já pensou comer cebola logo cedo? Ou tomar cerveja ao invés de café?

Imagem de destaque

Pandemia: as regras de etiqueta com a retomada dos eventos

Imagem de destaque

Etiqueta pelo mundo; conheça regras e boas maneiras de cada país

Já os cães... nunca ofereci para o Max e o Billy. Mas, posso afirmar com certeza que comeriam, com gosto e muito! 

Já comentei num outro post e vale o reforço: chocolate é proibido! O problema não está no açúcar e na gordura, também nocivos pra eles. É a composição do chocolate mesmo, do cacau. É a chamada "teobromina". Nosso organismo consegue metabolizar a teobromina facilmente. O deles, não. 

A quantidade de teobromina depende do tipo de chocolate. Quanto mais escuro ou quanto mais cacau, maior o risco. Pra se ter uma ideia, apenas 25 gramas podem envenenar um cão de 20 quilos!

Encontrei uma tabela num site e que dá uma descrição interessante do risco:

O perigo depende da quantidade de chocolate ingerida, qual o tipo e ainda, da sensibilidade do cão. Cada um reage de um jeito.

As consequências vão desde uma intoxicação leve com vômito e diarreia ao coma. Podem ocorrer ainda taquicardia, tremores, arritmia e hemorragia interna.

Ou seja, ao menor sinal de intoxicação, a orientação é correr ao veterinário. 

Agora, melhor mesmo é evitar. Não ofereça chocolate ao seu bichinho e, de preferência, não deixe a vista dele também.

Chocolate para cachorro

Se você faz questão de dar chocolate pra ele, tudo bem. Desde que seja um petisco apropriado. Existe chocolate pra cachorro! Na verdade, ele não tem cacau e nem açúcar. A cor, a textura e o cheiro são muito parecidos. No entanto, normalmente, são feitos com milho, arroz, soja, aveia, trigo, vegetais, frutas e carnes! 

Tem versão crocante, branco, ao leite... bombom, barra e até ovo de Páscoa! Nesse caso, pode. Mas, reforçando, sem exageros.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá