Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cirurgias estéticas

30/09/17 às 09:05 - Escrito por Luciane Miyazaki
siga o Tarobá News no Google News!

Você já deve ter visto um cão com orelhas e/ou cauda cortadas. Pode ser até que não tenha se dado conta que um Cocker Spaniel, Pinscher, Rottweiler, por exemplo, nasceram com rabo.

No caso de algumas raças, como Boxer e Cane Corso, nasceram com cauda normal e com orelhas caídas.

No outro post, falei que o Conselho Federal de Medicina Veterinária proíbe a cordectomia, a cirurgia para retirada das cordas vocais, desde 2008.

Leia mais:

Imagem de destaque

Etiqueta: um universo de possibilidades a seu favor

Imagem de destaque

Já pensou comer cebola logo cedo? Ou tomar cerveja ao invés de café?

Imagem de destaque

Pandemia: as regras de etiqueta com a retomada dos eventos

Imagem de destaque

Etiqueta pelo mundo; conheça regras e boas maneiras de cada país

A conchectomia, para levantar as orelhas, e a onicectomia, para extrair as unhas dos gatos, também foram proibidas no mesmo ano para fins estéticos. A resolução é de 19/03/2008.

Em 2013, foi proibida também a caudectomia, o corte do rabo. Resolução de 18/06/2013.

Vale uma explicação. O Max é de 2012 e já tinha a cauda cortada quando o conheci.

Profissionais contrários às cirurgias estéticas dizem que cada parte não só faz falta, como pode haver problemas.

Vale reforçar que essas cirurgias foram proibidas quando o objetivo é unicamente mudar a aparência do animal. Em caso de problema de saúde, elas são permitidas.


Cauda

 O rabo é um importante meio de comunicação para os cães. O movimento pode expressar sentimentos e emoções também. O abanar frenético... a cauda ereta... o rabo encolhido entre as patas traseiras... cada um deles transmite um comportamento ou emoção.

Ainda, a cauda favorece a emissão de feromônios. São substâncias químicas naturalmente produzidas pelos animais e que têm influência direta no comportamento e também desempenham um papel importante na comunicação intraespécie. É como se fosse uma impressão digital para identificar espécies, membros do grupo e, talvez, gênero, idade e estado de saúde. Nos feromônios, há ainda informações sobre receptividade, excitação, posição social, estado emocional...

O Conselho de Veterinária argumenta ainda que a cirurgia causa dor e pode provocar infecções na coluna.

Orelhas

Depois do rabo, as orelhas são o meio mais utilizado para os cães para se comunicarem. Cada um tem orelhas num formato e tamanho diferentes. Os movimentos que eles fazem nos dão sinais do que eles querem transmitir. Orelhas levantadas ou caídas, relaxadas. Cada posição tem um significado.

Lei

É lei. Veterinários que descumprirem as normas podem até perder o diploma.

Ainda, a lei de crimes ambientais também fala sobre maus tratos a animais no artigo 32: “Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena: detenção, de 3 meses a 1 ano, e multa.”

Mundo afora

Existe um Convênio Europeu de Proteção Animal. Desde 1987, a convenção proíbe a retirada das unhas dos gatos e a amputação do rabo dos cachorros. Além de determinar princípios básicos para proteção dos animais.

São permitidas apenas aquelas operações sob prescrição médica e que levam em consideração a saúde e o bem-estar animal.

A Espanha aderiu ao convênio esse ano. Outros 17 países já faziam parte.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá