Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cuidado com o petisco!

04/11/17 às 08:16 - Escrito por Luciane Miyazaki
siga o Tarobá News no Google News!

No último texto, eu comentei sobre os alimentos que a gente come (frutas e legumes) e que podem ou não ser oferecidos para os nossos pets.

E a comida industrializada à venda no supermercado e que a gente come também? Pode ou não pode?

De novo, quem nos ajudou nessa tarefa foi a veterinária e professora Laura Fernanda Condota Borba de Souza. Ela é mestre em Ciência Animal com especialização em Toxicologia Veterinária.

Leia mais:

Imagem de destaque

Etiqueta: um universo de possibilidades a seu favor

Imagem de destaque

Já pensou comer cebola logo cedo? Ou tomar cerveja ao invés de café?

Imagem de destaque

Pandemia: as regras de etiqueta com a retomada dos eventos

Imagem de destaque

Etiqueta pelo mundo; conheça regras e boas maneiras de cada país

É preciso muito cuidado ao oferecer tudo o que a gente come pra eles. Alguns alimentos são até proibidos para os bichinhos. Veja só alguns exemplos:

Chocolate

Jamais! E não é por causa da gordura ou quantidade de calorias. O chocolate tem uma substância chamada teobromina, que cães e gatos não conseguem metabolizar. Principalmente, os cães. Resultado: intoxicação. O que pode provocar de diarreia a problemas neurológicos, de coordenação, convulsões... podendo levar à morte!

Um detalhe importante: quanto maior a concentração de cacau, maior a quantidade de teobromina e maior o perigo para os pets.

Biscoitos

Eles poderiam ser um petisco super prático. Confesso, eu já dei muito. Biscoito água e sal, maisena, cream cracker... Estava enganada.

Todos eles contêm açúcar, mesmo que não sejam bolachas doces ou recheadas.

Os animais não devem ingerir açúcar. Pode causar problemas dentários e até diabetes. Em grande quantidade, o açúcar pode provocar diarreia também. É um alimento que amolece na boca e pode grudar nos dentes. Aí como boa parte das pessoas não tem o hábito de escovar os dentes dos pets, pode acontecer o que acontece com a gente: cárie.

Leite

Quem é que nunca ofereceu leite para cães e gatos? Ainda mais filhotes? São mamíferos como a gente, meio que natural tomarem leite de vaca... Mais um engano!

O alerta é, principalmente, para os adultos. Eles diminuem a produção de uma enzima que digere os açúcares presentes no leite de vaca. A maioria se torna intolerante à lactose. O que pode causar vômitos diarreia e desnutrição.

Iogurte

Em grande quantidade, pode provocar diarreia também.

Para alguns animais que apresentam problema intestinal, o iogurte pode até ser indicado. Mas, nesse caso, o natural e sem sabor.

Castanhas

Amendoim, nozes e castanhas têm alto teor de gordura. A gente costuma dizer que é gordura do bem.

No caso dos pets, pode desencadear um quadro de pancreatite, inflamação do pâncreas.

Algumas pessoas incluem na alimentação natural, mas aí em pequenas quantidades.

Frutas desidratadas

Aí é preciso tomar cuidado porque elas costumam ser açucaradas e açúcar não é bom pra eles.

Uva passa então... nem pensar! Assim como a uva, pode causar insuficiência renal aguda. Independentemente da cor da uva, mais clara ou mais escura.

Pão

A minha gatinha gosta e os cães adoram pão!

Ele pode até ser usado como um petisco em pequenas porções. Mas, é preciso lembrar que o pão tem uma grande quantidade de carboidrato e se o pet estiver acima de peso, pode acabar ganhando uns quilinhos extras também.

Não há uma unanimidade. Há veterinários que dizem que o pão, principalmente se integral ou de aveia, pode ser uma alternativa àqueles petiscos feitos de couro de boi. Outros, não recomendam.

A professora Laura defende que uma fruta é bem mais saudável do que pão. Ela chama a atenção ainda para a presença de fungos. Eles produzem toxinas que podem induzir a um câncer hepático tanto em humanos quanto em pets!

Na dúvida, melhor separar uns pedacinhos de cenoura crua ou de maçã.

Quer saber mais? Assista à matéria que a gente exibiu no Pet TV: https://www.facebook.com/pettvlondrina/videos/1908817822691753/

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá