Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Desfralde: como tornar esse momento mais simples e sem traumas

29/08/17 às 07:45 - Escrito por Sou Chef
siga o Tarobá News no Google News!

Uma das maiores dificuldades que vejo as mamães enfrentarem é com o desfralde. Pra mim, parecia que ia ser difícil, mas na verdade foi inacreditavelmente fácil. Por um simples motivo: eu respeitei o tempo da Fernanda.

Alguns meses antes da Fer completar dois anos, ouvi a minha mãe falar umas mil vezes pra tentar o desfralde, e que ela tentava levar a Fer no banheiro, mas sem sucesso. (nem julgo minha mãe... na época em que ela tentou o meu desfralde existia uma pressão muito grande para que as crianças parassem de usar fralda. Se não conseguia a mãe que era incapaz. Grrrrr, dá pra acreditar? Continuando....)

Duas vezes eu tentei seguir a neurose da vovó, mas era só falar em ir ao banheiro que a Fer ficava enlouquecida, chorava, gritava... Então eu larguei mão de tentar. Preguiça? De jeito nenhum. Eu estava apenas respeitando o tempo da minha filha.

Leia mais:

Imagem de destaque

Etiqueta: um universo de possibilidades a seu favor

Imagem de destaque

Já pensou comer cebola logo cedo? Ou tomar cerveja ao invés de café?

Imagem de destaque

Pandemia: as regras de etiqueta com a retomada dos eventos

Imagem de destaque

Etiqueta pelo mundo; conheça regras e boas maneiras de cada país

Alguns meses depois ela acordou cedinho, me chamou (como de costume), e disse: “Quero fazer xixi no banheiro”. Eu fiquei muito animada, levei ela até lá... ela fez o xixi, e tcharã! O Tabu estava quebrado. Eu disse a ela que iria colocar a fralda, mas que ela devia me chamar para ir ao banheiro de novo quando tivesse vontade. E assim foi.

Deixava ela sem fralda enquanto eu estava por perto, mandei ela com fralda pra escola uns 4 dias, mas as profs me avisavam que ela pedia, e a fralda estava seca, então resolvi confiar cegamente na minha filhota. Pra não mentir.... até hoje ela fez xixi na calça umas 4 vezes.. 2 na escola, uma em casa (no mesmo dia que ela pediu pra ir ao banheiro a primeira vez), e uma dormindo.

Foi show! Ela tomou a iniciativa, eu confiei, e ela foi um arraso.

Na semana passada o uniforme dela voltou dentro de uma sacolinha com o bilhete de que tinha escapado xixi na calça. Eu conversei com ela, e descobri que o acidente aconteceu enquanto ela estava brincando no parquinho, e ela pediu pra fazer xixi tarde demais.

Aí expliquei que pra não acontecer de novo ela teria que prestar mais atenção na vontade, e esquecer por um minuto a brincadeira. Ela me disse, ok, e até então não tivemos nenhum problema.

Mas cada criança é diferente, então eu reuni algumas dicas que achei legal, pra quem está com dificuldade no desfralde. Mas minha principal dica ainda é: ESPERE O TEMPO DA CRIANÇA! E CONFIE NELA!

Dicas com base na Fernanda:

- Tenha paciência e seja rápido, porque no início a criança vai fazer xixi com intervalo muito pequeno, então é bom ficar de olho.

- Não dê muito líquido perto da hora de dormir.

- Peça sempre pra criança fazer xixi antes de ir pra cama, mesmo que ela insista que não. Aqui eu digo pra Fer que só precisa fazer um pinguinho, e quando vê que tem um xixizão fica toca eufórica.  

- Faço o mesmo processo ao acordar (e quase nunca ela quer fazer xixi nesse horário).

- Deixe ela descobrir os processos que envolvem ir ao banheiro. Como puxar o papel higiênico, como tirar o lenço humedecido da embalagem, até mesmo subir no vaso sozinha (com apoio).

- Ao brincar de bonecas diga que uma delas quer fazer xixi, e que a criança pode ajudar. A Fer também limpa as bonecas.

- Deixe a criança escolher a calcinha/cueca na loja. Ela vai pegar algum personagem que gosta, e terá prazer em colocar essa peça de roupa.

Dicas de outras mamães:

- Utilize produtos que atraiam a criança para o banheiro. Vale colocar adesivos na parede, comprar um penico legal, usar aquelas cadeirinhas que dão acesso ao vaso.

- Observe se a criança está pronta. Se ela tem consciência de que está fazendo as necessidades, e se incomoda com a fralda suja.

- Estimule a criança com parabéns a cada ida no banheiro. E nunca se mostre chateado ou bravo quando tiver algum acidente.

- Faça tentativas de desfralde em épocas quentes, para que a criança não fique molhada, fria e incomodada.

- Envolva todas as pessoas ao redor nessa nova atividade. É bom que a criança se sinta a vontade de pedir pra ir ao banheiro para as tias, os avós, o papai, as professoras.

Só não esqueça, segundo especialistas, crianças até 5 anos de idade podem ter dificuldade em controlar xixi e cocô. Então não faça disso um drama, não vá acabar com suas energias tentando acelerar o processo. Caso passar dos 5 anos é interessante procurar ajuda médica.

Meninas! Estou determinada a iniciar um processo de emagrecimento pra perder aqueles quilinhos a mais que me acompanham desde a gravidez. Que dica vocês tem pra me dar? Alguém mais aí quer emagrecer? Vamos fazer isso juntas????? Mandem mensagem ai! Vamos nos ajudar!

Beijos, e até a próxima!

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá