Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Dicas de etiqueta no Consultório Médico

27/01/20 às 10:30 - Escrito por Kellen Lopes
siga o Tarobá News no Google News!

As dicas de etiqueta existem para facilitar o relacionamento no dia a dia e cabe em qualquer lugar. Inclusive, quando vamos ao médico!

Pacientes

- Ao agendar uma consulta lembre-se de anotar na agenda para não esquecer.
- Surgiu um imprevisto e precisa desmarcar é sua obrigação ligar no consultório e remarcar a consulta ou desmarcar. Evite fazer essa desmarcação em cima da hora, somente se realmente for um imprevisto grave como morte, acidente, problema de última hora no trabalho. Lembre-se, hoje a lista de espera por consultas estão enormes e têm inúmeras pessoas precisando de atendimento, muitas vezes urgente e não conseguem agendar, ficam aguardando meses por um horário com determinado médico. É uma questão de respeito com o próximo! 
- Procure chegar à consulta com no mínimo 10 minutos de antecedência. Nada de chegar com muita antecedência, porque atrapalha a logística da secretária e do médico. É comum os pacientes acharem que ao chegar com muita antecedência serão atendidos antes do seu horário marcado, isso raramente ocorre, afinal o médico tem outros pacientes na agenda.
- Evite atrasos! Porém, até 10 minutos são tolerados. Caso, precise realmente atrasar mais que 10 minutos, ligue para secretária explique o imprevisto e avalie se ainda será possível o atendimento, peça desculpas e se for o caso remarque a consulta. 
- Caso tenha exames anteriores, é importante levar para a consulta.
- Lembre-se também de cumprimentar a secretária, e vice-versa  secretárias cumprimente o paciente com um bom dia ou boa tarde.

Leia mais:

Imagem de destaque

Etiqueta: um universo de possibilidades a seu favor

Imagem de destaque

Já pensou comer cebola logo cedo? Ou tomar cerveja ao invés de café?

Imagem de destaque

Pandemia: as regras de etiqueta com a retomada dos eventos

Imagem de destaque

Etiqueta pelo mundo; conheça regras e boas maneiras de cada país

Na sala de espera

- Ao entrar numa sala de espera, seja educado e cumprimente as pessoas que nela se encontra com um bom dia ou boa tarde.
- Enquanto aguarda seja discreto, principalmente ao mexer no celular. Deseja escutar uma mensagem, assistir um vídeo, coloque o celular no seu ouvido ou use fone de ouvidos. Precisa fazer uma ligação faça em tom de voz baixo e seja rápido, o melhor mesmo é sair da sala de espera para atender uma ligação.
- Ao ler uma revista, publicação que se encontra na sala de espera, lembre-se de coloca-la de volta após o término da leitura ou quando for chamado para entrar na sala do médico. Aproveite para tomar uma água, café ou chá. Mas, cuidado para não se empolgar e tomar a garrafa inteira de café...rsrsrs
- Se deseja puxar assunto com o outro paciente que também aguarda na sala de espera tenha bom senso. Às vezes a outra pessoa não está com vontade de conversar.
- Evite comentários negativos, como “esse médico só atrasa”.

Na sala do médico

- Desligue o celular.
- Cumprimente o médico
- Seja claro na hora de explicar o motivo que leva você a consulta.
- Entregue ao médico, caso tenha, exames anteriores.
- Hoje, na maioria das vezes, as consultas são específicas e pede avaliação de um especialista no caso. Por exemplo, “Não adianta ir no vascular achando que ele vai tratar a sua enxaqueca, nesse caso deve procurar um neurologista”. Ter bom senso! É claro, que nada impede de você pedir uma indicação de um profissional de outra especialidade. 
- Acompanhantes também precisam ter noção e bom senso. Nada de querer aproveitar a consulta do seu amigo, filho, esposa, marido, mãe ou pai para se consultar. Se deseja também se consultar, então antes de entrar na sala do médico converse com a secretária e pergunte se é possível aproveitar a oportunidade e se consultar. Porém, lembre-se que essa consulta não de graça.
- Médico, como qualquer outro profissional precisa receber pelo serviço que executa. Ele estudou e muito, se preparou, teve e tem gastos e precisa receber pelo que faz. Afinal, nem relógio trabalha de graça, não é?
- Ao sair da sala, o mínimo que devemos fazer, é agradecer: Muito obrigado!

O médico

- Respeite os horários agendados com os pacientes. Até 10 minutos de atraso é tolerável, mais que isso é falta de respeito com o paciente. Afinal, todo mundo tem seus respectivos compromissos.
- Sabemos que na área médica acontecem diversos imprevistos em razão de urgência, visitas em hospitais, porém o que não pode é todos os dias atrasar a agenda do consultório em razão desses imprevistos. É primordial que haja uma organização e logística para não cair na rotina de atrasos. 
- Qualquer profissão, principalmente na área da saúde, higiene é fundamental. Mantenha a ordem.
- Procure manter o local organizado. É desagradável atender um paciente com a mesa lotada de papéis, exames, medicamentos, etc. 
- Ao receber o paciente na sala o correto é levantar da cadeira e aguardá-lo na porta para cumprimentá-lo (Bom dia/ Boa tarde).
- Dê atenção ao paciente, preste atenção no que ele diz. Infelizmente tem alguns médicos que mal olham no paciente durante a consulta. 
- Outra questão indelicada é atender o celular durante a consulta ou ficar enviando mensagem sem que tenha relação com aquele paciente que está sendo atendido. Se realmente precisa atender a ligação, peça licença ao paciente e diga que é urgente. - Procure ser claro na hora de explicar a patologia ao paciente. Evite palavras muito técnicas.
- Ao encerrar a consulta. Levante e acompanhe o paciente até a porta, e também agradeça. (Até logo, muito obrigado!).

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá