Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Envenenamento

24/11/17 às 06:37 - Escrito por Luciane Miyazaki
siga o Tarobá News no Google News!

Há quem diga que é uma das principais causas de morte de cães e gatos. Fato é que ocorre com uma frequência assustadora.

Existe o envenenamento acidental por produtos de limpeza, por exemplo. Mas hoje, vamos falar do intencional, esse que é considerado crime. Além de ser cruel e absurdamente inaceitável.

Normalmente, as vítimas são aqueles animais de rua ou que têm acesso à rua, apesar de ter casa.

Leia mais:

Imagem de destaque

Etiqueta: um universo de possibilidades a seu favor

Imagem de destaque

Já pensou comer cebola logo cedo? Ou tomar cerveja ao invés de café?

Imagem de destaque

Pandemia: as regras de etiqueta com a retomada dos eventos

Imagem de destaque

Etiqueta pelo mundo; conheça regras e boas maneiras de cada país

O produto mais utilizado é o chumbinho, que tem venda proibida, mas ainda é facilmente encontrado como “veneno para ratos”. Aliás, há casos em que o chumbinho é usado para envenenar pessoas. Muitas crianças morrem envenenadas por chumbinho.

Para ficar atraente para os animais, o chumbinho normalmente é misturado à carne, linguiça, salsicha...

Crime 

O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605 de 1998) que trata sobre “ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

Tem mais. O responsável pode ser enquadrado em outros crimes como crueldade contra animais (Lei 3.688/41). A venda do chumbinho é considerada crime contra a saúde pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal). A pena de reclusão pode ir de 10 a 15 anos.


Sintomas

Há estatísticas que mostram que apenas 1/3 dos animais vítimas de envenenamento conseguem sobreviver.

Por isso, vale ficar atento aos principais sinais. No caso do chumbinho: alterações neurológicas, vômito, diarreia, tremores, salivação excessiva, convulsões... dependendo da quantidade de veneno, pode ser mortal.

Já o veneno de rato mesmo, aquele colorido, provoca hemorragia. Pode ser tão grave quanto o envenenamento por chumbinho.


O que fazer

Para retardar a intoxicação e ganhar tempo para correr ao veterinário, pode ser usado o carvão ativado. Ele age como absorvente dessas substâncias, ligando-se ao veneno e impedindo a sua ação. Mas, para ter efeito, precisa ser administrado o quanto antes. Existe a opção em cápsulas, à venda em farmácias.

Denuncie

Caso você saiba quem foi o autor do envenenamento, não pense duas vezes: faça um boletim de ocorrência. Leve fotos para mostrar onde aconteceu e dos alimentos usados para esse crime. Se tiver testemunhas, melhor ainda.

Ninguém é obrigado a gostar de animais. Mas é preciso respeitar essa vida.


Prevenção

 Existem casos em que os animais são envenenados dentro do próprio quintal. Mas, normalmente, isso acontece na rua. Por isso, vale lembrar: animal doméstico deve ficar dentro de casa ou no quintal, sem acesso à rua. A “saidinha” não é normal. Passeio, só com guia e com supervisão. O envenenamento é só um dos riscos que estão na rua.

Quer saber mais? Veja só a matéria que a gente exibiu no Pet TV:

https://www.facebook.com/pettvlondrina/videos/1941347796105422/

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá