Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Intoxicação por produtos de limpeza

10/01/18 às 13:11 - Escrito por Luciane Miyazaki
siga o Tarobá News no Google News!

Água sanitária, sabão, amaciante, creme dental... quem é que não tem em casa? Produtos que a gente costuma esconder de crianças pequenas. E dos pets? Aí é que está. A gente acha que não tem risco pra eles e tem.

Produtos de higiene e limpeza são a segunda causa de intoxicação em cães e gatos. Surpreendente, né?

Acontece mais com cães. Afinal, eles são mais brincalhões e comilões. Tudo vira brinquedo e tudo pode virar comida. Já reparou que esses produtos costumam ter um cheirinho bom? Mais um motivo para a grande probabilidade de intoxicação acidental.

Leia mais:

Imagem de destaque

Etiqueta: um universo de possibilidades a seu favor

Imagem de destaque

Já pensou comer cebola logo cedo? Ou tomar cerveja ao invés de café?

Imagem de destaque

Pandemia: as regras de etiqueta com a retomada dos eventos

Imagem de destaque

Etiqueta pelo mundo; conheça regras e boas maneiras de cada país


Água sanitária

 A veterinária e professora Laura Fernanda Condota Borba de Souza explica que o princípio ativo da água sanitária é o hipoclorito. Quando ingerido, ele pode causar queimação gástrica, esofagite, vômitos e diarreia, provocando também a perda de muito líquido.


 

Sabão e sabonete

 Podem causar irritação oral e gástrica. O perigo maior está nos sabões caseiros, que são feitos com óleo usado ou restos de gordura (um atrativo e tanto) e soda, que pode provocar queimaduras tanto na boca quanto internamente.


Mais produtos perigosos

Outros produtos corrosivos e tóxicos: querosene, gasolina, creolina, soda cáustica, polidores de pisos, móveis e calçados, removedores de tinta, cera, limpadores de forno, conservantes de madeira, desinfetantes a base de fenol, solventes e cloro.

Produtos tóxicos mas não corrosivos: detergente, corante, aerossóis, fósforo, cola, acetona, naftalina, ácido bórico (encontrado em loções de barbear), desodorantes, amaciante, óleo e pinho e WD40.

Você pode pensar que seu pet nunca vai se interessar por esses produtos. Mas, as embalagens muitas vezes acabam virando brinquedo e que eles vão morder, podendo até comer alguns pedaços. Aí já viu... Sem contar que muita gente costuma reaproveitar embalagens. O pote de margarina, a garrafa pet, o pote de sorvete... Pra nós, o cheiro pode parecer imperceptível. Mas, pra eles, pode ser tentador.

Depende do produto e da quantidade, pode ser uma intoxicação leve. Mas, por outro lado, pode levar à morte também.


O que fazer?

 Segundo a professora e veterinária, o ponto principal é: não provocar o vômito! Você não sabe exatamente o que provocou a intoxicação e nem o mal que isso causa internamente. Se for um produto corrosivo, lembre-se que ele já provocou queimaduras ao engolir. Ao provocar o vômito, pode voltar queimando novamente e piorando o quadro.

Nada de receitinhas caseiras também. A Laura recomenda ter sempre a mão o carvão ativado em cápsulas ou em pó. Numa emergência, vale administrar. O carvão vai impedir a absorção pelo organismo. Aí é correr para o veterinário.


 

Prevenção

 O melhor mesmo é prevenir.

Guarde produtos de higiene e limpeza longe do alcance dos pets. Principalmente, dos filhotes e daquele animal curioso e comilão.

Acredite, num momento de ociosidade ou tédio, ele vai ficar caçando o que fazer. O Max já engoliu pedaços de esponja de lavar louça. Vomitou tudo sozinho. Ainda bem que não foi lã de aço. O estrago poderia ser grande.

Confira mais na matéria que fizemos para o Pet TV com a professora Laura Condota: https://www.facebook.com/pettvlondrina/videos/1929996600573875/

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá