Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Terrible Two

13/09/17 às 16:38 - Escrito por Sou Chef
siga o Tarobá News no Google News!

JESUS!!!!

Tem dias que não é fácil ter uma criança nessa fase por perto. Desafiadores, do contra, descontrolados. Os pequenos que tem os “sintomas” dessa adolescência infantil são de tirar os adultos do sério.

A Fer tem esse comportamento desde 1 ano e 7 meses. Ali as coisas começaram a ficar bem complicadas, e aquela bebezinha obediente virou um monte de “nãos” e birras.

Leia mais:

Imagem de destaque

Etiqueta: um universo de possibilidades a seu favor

Imagem de destaque

Já pensou comer cebola logo cedo? Ou tomar cerveja ao invés de café?

Imagem de destaque

Pandemia: as regras de etiqueta com a retomada dos eventos

Imagem de destaque

Etiqueta pelo mundo; conheça regras e boas maneiras de cada país

Já deixei de lado muitos planos por saber que a Fer faria algum teatro fora de casa, e eu não tinha forças pra aguentar. Até hoje, com 2 anos e meio, ela tem umas crises, mas aos poucos tem passado.

É incrível com um ser tão pequeno pode causar tanta confusão. Fazer compras? Semi impossível sem uma crise de choro no meio. Mercado? Metade dos produtos das prateleiras ia parar no chão. Restaurante? Não parava nem um minuto parada, e o chão também era o destino da comida do prato dela.

No começo a gente não sabe muito o que está acontecendo, nem o que fazer. Até porque antes dos 2 anos a comunicação não está completamente desenvolvida, então eles não sabem sequer te contar o que está acontecendo praquele momento de descontrole.

Eu tive três grandes problemas, um deles que ainda não consegui resolver.

Primeiro: era NÃO pra TUUUUDO! Trocar de roupa? Não! Escovar os dentes? Não! Pentear o cabelo De maneira alguma! Pensa o que é você acordar e ter que arrumar uma criança assim pra ir pra escola. É de chorar. Aliás, chorei de raiva e desespero várias vezes.

O que eu fiz pra resolver esse problema? Muita paciência, muita conversar, e muito pulso firme. Tinha dias que eu iniciava a conversa na boa, falando baixo, explicando que precisava tirar o pijama... que se não escovasse o dente teria cáries. Acho que devia soar como “blá-blá-blá” pra Fer, porque não resolvia nada. Ai eu ficava muito brava de ouvir  gritos e choros 7h da manhã, perdia a paciência e já engrossava o jeito de falar com ela. Um dia perdi o controle e tive que sair do quarto pra me acalmar. Fechei a porta e disse que ela só poderia sair depois que parasse de fazer manha. UFA! Resolveu. Ela pediu desculpas, me abraçou, disse o quanto me amava, e a minha raiva foi embora instantaneamente. Conversei num tom carinhoso com ela novamente, e depois daquele dia, se ela tem alguma oposição a fazer essas pequenas atividades do dia a dia, eu falo: você quer brigar, Fernanda? E ela já começa a rir, e diz que topa fazer o que eu havia pedido. As vezes é ela mesma quem propõe ir até a pia escovar os dentinhos, por exemplo. Batalha ganha!

Segundo problema: mordidas! OOOO meu Pai! A Fer não podia ser contrariada que já abocanhava alguém. E machucava mesmo! Mordia mãe, pai, irmão, e o pior: amiguinhos da escola. Aiiiiii que vergonha, que situação chata, que vontade de me esconder num buraco. Não tinha o que fizesse ela sossegar, e dias e dias eu recebia bilhete da professora falando que ela havia mordido alguém. Aí, lá vai a Dani pedir desculpa para as mães. Foram vários pedidos de desculpa, até que eu parei, porque tava ficando chato. Acho que ficou chato pra ela também,  porque as mordidas pararam. Batalha ganha! Mas ai veio o problema número 3.

Terceiro problema: arranhões. Poisé. Ela trocou os dentes pelas unhas. Não machuca mais ninguém da famílias, mas quando algum amiguinho não quer dividir algo com ela, lá vai uma agressão. A verdade é que a Fer não tem problema nenhum em dividir as coisas. Aliás, muitas vezes que vamos ao mercado (agora conseguimos!!!) ela pede pra comprar alguma coisa pra dividir com os amiguinhos. Então ela não tem problema em ceder, mas queria que todos fizessem igual. E as vezes o outro não tá afim de compartilhar. Normal! É o direito de cada um. Pena que ela não pense assim. Mais uma vez, conversar e mais conversas. Todo dia, a caminho da escola, faço as mesmas orientações de que ela deve se comportar. Os problemas tem diminuído bastante, porque eu comecei a colocar castigo quando ela faz algo errado. Decidi pegar pesado... kkk.. tirar algo que ela gosta muito: o bico! Então se ela apronta na escola já sabe que ficará sem o bico o dia inteiro, até que volte do próximo dia de aula e mostre que não machucou amiguinho algum. Aos poucos parece estar dando certo. Mas as vezes ainda sobra um momento de fúria e descontrole pra algum colega. Batalha em andamento!

Mamães, minha dica pra essa fase é: muita paciência! Muitas crianças tem essas crises, mas pode ter certeza que se eles tem 5% de maluquices, outros 95% são de momentos encantadores.

O próximo post é sobre a parte dos dessa fase. Amanhã no ar, não perca!

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá