Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vamos falar de plantas?

29/07/17 às 08:36 - Escrito por Olga Bongiovanni
siga o Tarobá News no Google News!

Imagine uma planta de grande beleza ornamental, com flores delicadas e marcantes. Imagine que essa planta além de tudo tem folhas mais ricas em proteínas do que a carne. E não para aí, ela tem quatro vezes mais vitamina C do que a laranja, possui grande quantidade de fibras e ácido fólico, é rica em ferro, portanto serve para ajudar a combater anemia.

Pode ser usada na alimentação pura, ou junto de outros alimentos. E o que é mais interessante: é muito fácil de cultivar. Requer poucos cuidados e é bem resistente, adaptando-se a praticamente qualquer clima. Ganhei essa muda, que vocês veem na foto,e já estou colhendo suas folhas para minhas receitas. Ela foi plantada há quatro meses.

Leia mais:

Imagem de destaque

Etiqueta: um universo de possibilidades a seu favor

Imagem de destaque

Já pensou comer cebola logo cedo? Ou tomar cerveja ao invés de café?

Imagem de destaque

Pandemia: as regras de etiqueta com a retomada dos eventos

Imagem de destaque

Etiqueta pelo mundo; conheça regras e boas maneiras de cada país

O preparo é simples, como qualquer verdura, devemos lavá-las bem. O sabor é neutro e tem uma textura macia, pode fazer parte de recheios, saladas, refogados, sopas, sucos e onde mais sua imaginação desejar e sua ousadia permitir. Um detalhe: essa planta é da família dos cactos e tem espinhos nos caules, o que exige certo cuidado no seu manuseio.
Falo da ora-pro-nóbis (Pereskiaaculeata), muito difundida e consumida em Minas Gerais, ela contém 25% de proteína na composição das folhas. Sem dúvida deveria fazer parte de qualquer projeto para erradicar a fome ou a desnutrição. Uma planta abençoada, deliciosa e linda.

Batatas ao molho pesto de ora-pro-nobis

Ingredientes:

½ quilo de batata bolinha, ou algum outro tipo, mas que sejam pequenas;
(se bem lavadas podem ser cozidas ou assadas com casca mesmo).

1 xícara de folhas de ora-pro-nobis rasgadas com as mãos;

½ xícara de queijo meia cura ralado;

1/3 de xícara de castanha do Pará;

½ xícara de azeite de oliva extra virgem;

½ dente de alho;

Sal e pimenta ao seu gosto.

 

Preparo:

Prepare o molho pesto, batendo todos os ingredientes no liquidificador, menos as batatas. Se preferir use um processador, na função pulsar, tome cuidado para não virar um suco. É sempre bom sentir a textura de cada ingrediente no molho pesto. Daí é só acrescentar as batatas, uma delícia que só faz bem.

Publicado originalmente na Revista Aldeia em Vamos Plantar com Olga Bongiovanni

© Copyright 2023 Grupo Tarobá