Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrinense é campeão sul-americano de Kickboxing

15/12/21 às 11:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O lutador de kickboxing, Guilherme Belarmino, da equipe Londrina Kickboxing/IPEC/Junior Vidal/OFF consagrou-se campeão no 12° Campeonato Sul Americano, na modalidade Low Kicks faixa preta até 81 quilos. O atleta recebe incentivo da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Realizada em Cascavel, a competição aconteceu entre os dias 8 e 12 de dezembro, contando com a presença de 600 atletas de 10 países sul-americanos. Belarmino lutou a final contra o brasileiro Everton Rocha, de São Paulo. Os dois já haviam se enfrentado na final do campeonato nacional deste ano, na qual o atleta de Londrina foi derrotado por interrupção médica.

Já no sul-americano, Belarmino dominou os três rounds sem dar muitas chances ao adversário. “O Guilherme é um dos grandes atletas londrinenses, que se destacam a nível nacional e até internacional. É o primeiro do ranking brasileiro e tem o apoio da FEL para desenvolver o kickboxing em Londrina. Ele é muito esforçado, tem um retorno e um rendimento admiráveis. É um atleta que vem buscando, a todo ano, manter o seu índice e se aperfeiçoar. É um orgulho para a cidade de Londrina”, parabenizou o presidente da FEL, Marcelo Oguido.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARADESPORTO

Cascavel representa o Paraná no Brasileiro de Parataekwondo

Imagem de destaque

Campeã olímpica, Ana Marcela concorre à comissão de atletas da Fina

Imagem de destaque

Parataekwondo: Brasil conquista três medalhas no Grand Prix de Sofia

Imagem de destaque

Alunos da rede municipal do projeto de judô ganham quimonos

Segundo Belarmino, o planejamento e o treino constante fizeram a diferença para a vitória, além do preparo psicológico necessário para a competição. Isso porque, para ele, apesar de ser considerado o favorito, por ser o primeiro colocado no ranking nacional e ter três participações em mundiais, é preciso trabalhar o psicológico para saber enfrentar a pressão comum em atletas de alto rendimento. “Esperava ser campeão, porque venho treinando muito nos últimos meses. Deixei de ir no mundial por falta de planejamento e treino. Então, quis mudar algumas coisas e deu certo, graças a todo o empenho dos meus treinadores, Spin, Vidal e João Carneiro, e do meu parceiro de treinos, o Shibata, que ficou junto todos os dias nesses três, quatro meses de treinos”, declarou o atleta.

Com mais essa conquista, o lutador completou todos os títulos possíveis no continente americano. Isso porque, ele venceu as competições a nível local, estadual, os Jogos Abertos, a Copa Paraná, o Brasileiro, a Copa Brasil, o Open Nacional, o Sul Americano, o Bolivariano e o Pan Americano. Para completar todos os prêmios internacionais, faltam apenas a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial. Neste último, ele já conquistou o 5º lugar, em 2015. Em fevereiro de 2022, o atleta disputará a Copa do Mundo, que terá etapas na Croácia e na Eslováquia.

Belarmino pratica o kickboxing desde 2003 e contou que, desde 2016, tem o patrocínio financeiro da Prefeitura de Londrina. Segundo o atleta, inicialmente, ele buscava o apoio da FEL, mas sem apresentar projetos, o que inviabilizava a destinação de recursos públicos devido às legislações vigentes. “Eu tentava patrocínio desde 2012, mas nunca tinha um projeto. Foi quando conheci o Instituto Paranaense de Esportes e Cultura que me deu todas as orientações, e a Edneia, da Academia OFF, na qual eu trabalho há nove anos, que também me ajudou muito na elaboração do meu primeiro projeto. Acredito que o incentivo do Feipe é um grande investimento que o Município destina para o esporte”, contou Belarmino.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá