Política

Cidades da região norte não seguem decreto estadual

13 abr 2021 às 09:26

O decreto do Governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) que restringe o horário de funcionamento de atividades não essenciais das 10h às 17h e aplica toque de recolher no Paraná das 20h às 5h vence as 17h desta quinta-feira. 

Se o decreto não for prorrogado nos mesmos termos, o comércio de Londrina deverá retornar ao horário normal seguindo o que determinar o prefeito Marcelo Belinati (PP). O executivo municipal o pode optar por seguir o código de posturas ou editar outro decreto com horários específicos para segmentos diferentes. 

Londrina é uma das únicas cidades da Região Metropolitana que está seguindo o decreto estadual. Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas e outros municípios passaram por cima do decreto estadual há duas semanas. Até agora nenhum prefeito foi repreendido por não seguir o que determinou Ratinho Jr.  

Pela decisão do Supremo Tribunal Federal, as medidas mais restritivas se sobrepõem às menos restritivas, portanto, os prefeitos deveriam seguir o decreto estadual. Mesmo com desaceleração no número de casos de Covid 19 no Estado, a taxa de ocupação de leitos e internamento ainda é elevada. 

O HU –principal referência para tratamento do coronavírus na região, mantém 100% de taxa de ocupação tanto em leitos de UTI para Covid 19 quanto para enfermaria. A informação está no portal da secretaria de estado da saúde SESA. 

 

  

 

 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá