Política

Covid-19: Beto Preto diz que Paraná está em colapso iminente

23 fev 2021 às 09:54

O Secretário de Saúde do Paraná Beto Preto afirmou nesta segunda-feira 22, que o sistema hospitalar do Estado está em colapso iminente. Muitas unidades com leitos exclusivos para Covid 19 estão com 100% dos leitos de UTI e enfermaria ocupados. 

O secretário fez um apelo à população para que todos reforcem as medidas de proteção individual e adotem os protocolos sanitários para evitar o contágio. Beto Preto demonstrou preocupação com os eventos clandestinos, festas e aglomerações familiares. 

O governo vai estender o toque de recolher das 23h às 5h da manhã, além da proibição da venda de bebida alcoólica; a secretaria de saúde também vai suspender as cirurgias eletivas para evitar mais superlotação em hospitais. 

Beto Preto também afirmou que quarta ou quinta-feira (25) o Paraná deve receber cerca de 200 mil novas doses da vacina Coronavac. A declaração foi durante a entrega de nova ala do Hospital Universitário de Ponta Grossa. No mesmo evento, o Governador Ratinho Junior disse que o Paraná deve abrir 40 novos leitos de UTI Covid 19 nas várias regiões.  

 Leitos

De acordo com o portal da transparência do novo coronavírus, a taxa de ocupação média em UTI adulto exclusivo para pacientes com Covid 19 no Paraná está em 91%. A Macrorregião Oeste tem o maior número de pacientes internados com taxa de 97%, seguida da macro leste com 92%. As macrorregiões Norte e Noroeste estão com 86%. 

Londrina e Cascavel 

O Hospital Universitário Regional Norte do Paraná está 86% de taxa de ocupação de leitos UTI Covid 19.  

Em Cascavel, o HUOP – Hospital Universitário do Oeste está com 100% dos leitos de UTI ocupados com pacientes Covid 19. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá