Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Dengue ou Covid? Sintomas são semelhantes e médico alerta para riscos da automedicação

25/03/24 às 16:33 - Escrito por
siga o Tarobá News no Google News!

Com mais de 100 mil casos confirmados, o Paraná decretou na semana passada situação de emergência em saúde pública para dengue. O número de pacientes com suspeita da doença cresce diariamente, porém a semelhança dos sintomas com os da Covid-19 e da gripe, pode levar o paciente a iniciar a automedicação. 


O médico intensivista e diretor técnico do Policlínica Hospital de Cascavel, Ricardo Silveira Yamaguchi, alerta para a importância do acompanhamento médico para evitar o agravamento do quadro, bem como do risco da ingestão de medicamentos não indicados para a dengue, por exemplo. “A busca de auxílio médico é importante para afastar quadros graves da doença, independentemente de ser dengue ou Covid. No momento atual, a dengue apresenta um aumento muito maior de casos no Oeste do Paraná, porém algumas cidades com temperaturas mais amenas vivem um aumento importante também dos casos de Covid. Frente à dificuldade na diferenciação das duas doenças, é muito importante evitar a automedicação, pois o uso de anti-inflamatórios, principalmente que contenham AAS, pode agravar a evolução da dengue”, alerta o médico.


Como diferenciar as doenças?

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFIRA

Clube das Mães unidas divulga 21 cursos profissionalizantes para o mês de maio

Imagem de destaque
CONTA DE LUZ

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio sem custo extras

Imagem de destaque
TENTAM CONVENCER STF

Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Imagem de destaque
ECONOMIA

Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios


A semelhança das características de quadros de dengue e Covid se apresenta principalmente no início da infecção. Os sintomas iniciais das duas doenças são: febre, cefaléia (dor de cabeça), perda do apetite, indisposição e dor no corpo. “Essas semelhanças tornam muito difícil diferenciá-las. Porém, alguns sintomas são mais evidentes em uma do que em outra, e algumas características dos sintomas podem variar entre elas, por exemplo a dor de cabeça na dengue costuma ser bem localizada na região retro orbitária, isto é, na região atrás dos olhos, assim como a dor no corpo costuma ser mais importante na dengue, chegando, muitas vezes, a limitar a mobilidade da pessoa”, explica.


A dengue apresenta ainda sinais na pele, o que facilita a diferenciação. “Outra característica da dengue é o aparecimento de manchas vermelhas no corpo, também chamadas de exantema, ou mesmo devido à queda nas plaquetas no sangue em alguns pacientes, o aparecimento de petéquias, que são pequenos pontos vermelhos secundários a pequenos pontos de sangramento nos tecidos abaixo da pele”, ressalta.

A Covid se diferencia pelo impacto nos sentidos. “Os sintomas mais característicos de uma gripe forte, coriza, dor de garganta e tosse são mais proeminentes e podem vir acompanhados de perda de olfato e paladar, isto é, a perda da capacidade de sentir cheiro e/ou gosto das coisas”, completa.


A recomendação de especialistas é que, ao apresentar sintomas que possam indicar a suspeita de qualquer uma das doenças, o paciente busque atendimento médico para garantir diagnóstico e tratamento ideais para cada quadro.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá