Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Casa da Vila em Londrina promove festa “Arraiá pra São João” neste sábado

23/07/22 às 08:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Aproveitando os últimos dias de festas julinas em Londrina, a Vila Cultural Casa da Vila realiza, neste sábado (23), a partir das 18h, o “Arraiá pra São João”. O evento festivo é aberto ao público e tem como foco propiciar um ambiente coletivo agradável e acolhedor a todos, sejam crianças, adultos ou idosos, que poderão se divertir com músicas, danças e brincadeiras típicas.


Com esse caráter de partilha, em vez de haver a venda de comidas e bebidas no local, será montada uma grande mesa de comes e bebes com alimentos levados livremente pelos visitantes. Aqueles que também quiserem levar suas bebidas particulares podem ficar à vontade.


A entrada na festa é livre, mas a organização sugere uma contribuição simbólica de R$ 10 para valorizar a iniciativa. A Casa da Vila fica na rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM URGÊNCIA

Vereadores aprovam verba de R$ 2 milhões para o setor cultural

Imagem de destaque
PROJETO CULTURAL

Rolândia recebe obras de Claude Monet através da realidade virtual

Imagem de destaque
DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS

Roney Marczak realiza evento de lançamento do áudio “Alegria de Viver”

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet


O “Arraiá pra São João” contará com a ilustre presença de Tião Carvalho, cantor, compositor, educador, pesquisador e líder comunitário, representante de brincadeiras e referência em tradições populares brasileiras. Ele, que já participou de edições anteriores do Arraiá nesta casa, está em Londrina para alguns eventos neste fim de semana, e irá celebrar o festejo na Casa da Vila.


Em seus mais de 40 anos de carreira artística, Tião já promoveu vivências, oficinas e shows no Brasil, Europa e África, encantando a todos por onde passa e estimulando a formação de novos grupos de pesquisa e prática de danças populares. Tião Carvalho vem a Londrina desde 2000, onde formou muitos brincantes e multiplicadores de sua sabedoria.


Segundo a produtora cultural da Casa da Vila, Vanessa Rodrigues, a festa típica com espírito junino está sendo retomada pela vila cultural após dois anos sem edições, por conta da pandemia. Ela contou que o evento terá músicas, danças e brincadeiras como o coco de roda e cacuriá, entre outras, além do levantamento do mastro de santos, incluindo as figuras de Santo Antônio, São Pedro e São João, entre outros.


Rodrigues expressou felicidade ao comentar sobre a essência do evento. “É uma grande satisfação para nós poder novamente realizar este festejo bonito, reunir os participantes da casa, os amigos e a vizinhança para celebrar a vida e compartilhar momentos de alegria. O Mestre Tião Carvalho estará com a gente, realizando brincadeiras e dividindo seus conhecimentos. A ideia principal é unir a comunidade, tanto interna como as pessoas que passam pelo nosso centro cultural. Queremos aproximar mais o público e retomar a tradição da festa, por isso haverá uma mesa grande e compartilhada com comidas e bebidas”, disse.


A produtora administrativa da Casa da Vila, Fernanda Nasser, falou mais a respeito da história da festa do Arraiá e também da vila cultural. “Permanecemos por vários anos com atividades, de forma independente e colaborativa, enquanto Vila Cultural Brasil, antigo nome da atual Casa da Vila, que hoje conta com patrocínio da Prefeitura. Esse trabalho começou lá atrás, por volta de 2007 e 2008, e a comunidade da Vila Brasil foi inserida na dinâmica da casa. As senhoras e senhores mais idosos se envolveram muito e houve trabalhos aqui voltados para a memória deles e do bairro. Eles trouxeram essas influências também para a festa junina da casa, ensinando a prática de devoção aos santos com o levantamento dos mastros, o que ocorreu por sete anos consecutivos, seguindo a tradição popular”, lembrou.


De acordo com Nasser, o Arraiá passou a ser frequentado por muitas pessoas do bairro, sendo um evento sempre aguardado. “Algumas das pessoas idosas que nos acompanhavam desde o início já são falecidas, e nós realizamos o evento neste ano mantendo essas tradições, também como forma de homenageá-las e para celebrar essa bonita contribuição e a vivência construída. Assim, teremos o mastro levantado, cantigas, músicas e muita diversão para festejar essas memórias”, concluiu.


A Vila Cultural Casa da Vila recebe patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio de recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá