Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Casa da Vila em Londrina promove festa “Arraiá pra São João” neste sábado

23/07/22 às 08:47 - Escrito por Redação Tarobá News

Aproveitando os últimos dias de festas julinas em Londrina, a Vila Cultural Casa da Vila realiza, neste sábado (23), a partir das 18h, o “Arraiá pra São João”. O evento festivo é aberto ao público e tem como foco propiciar um ambiente coletivo agradável e acolhedor a todos, sejam crianças, adultos ou idosos, que poderão se divertir com músicas, danças e brincadeiras típicas.


Com esse caráter de partilha, em vez de haver a venda de comidas e bebidas no local, será montada uma grande mesa de comes e bebes com alimentos levados livremente pelos visitantes. Aqueles que também quiserem levar suas bebidas particulares podem ficar à vontade.


A entrada na festa é livre, mas a organização sugere uma contribuição simbólica de R$ 10 para valorizar a iniciativa. A Casa da Vila fica na rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil.


O “Arraiá pra São João” contará com a ilustre presença de Tião Carvalho, cantor, compositor, educador, pesquisador e líder comunitário, representante de brincadeiras e referência em tradições populares brasileiras. Ele, que já participou de edições anteriores do Arraiá nesta casa, está em Londrina para alguns eventos neste fim de semana, e irá celebrar o festejo na Casa da Vila.


Em seus mais de 40 anos de carreira artística, Tião já promoveu vivências, oficinas e shows no Brasil, Europa e África, encantando a todos por onde passa e estimulando a formação de novos grupos de pesquisa e prática de danças populares. Tião Carvalho vem a Londrina desde 2000, onde formou muitos brincantes e multiplicadores de sua sabedoria.


Segundo a produtora cultural da Casa da Vila, Vanessa Rodrigues, a festa típica com espírito junino está sendo retomada pela vila cultural após dois anos sem edições, por conta da pandemia. Ela contou que o evento terá músicas, danças e brincadeiras como o coco de roda e cacuriá, entre outras, além do levantamento do mastro de santos, incluindo as figuras de Santo Antônio, São Pedro e São João, entre outros.


Rodrigues expressou felicidade ao comentar sobre a essência do evento. “É uma grande satisfação para nós poder novamente realizar este festejo bonito, reunir os participantes da casa, os amigos e a vizinhança para celebrar a vida e compartilhar momentos de alegria. O Mestre Tião Carvalho estará com a gente, realizando brincadeiras e dividindo seus conhecimentos. A ideia principal é unir a comunidade, tanto interna como as pessoas que passam pelo nosso centro cultural. Queremos aproximar mais o público e retomar a tradição da festa, por isso haverá uma mesa grande e compartilhada com comidas e bebidas”, disse.


A produtora administrativa da Casa da Vila, Fernanda Nasser, falou mais a respeito da história da festa do Arraiá e também da vila cultural. “Permanecemos por vários anos com atividades, de forma independente e colaborativa, enquanto Vila Cultural Brasil, antigo nome da atual Casa da Vila, que hoje conta com patrocínio da Prefeitura. Esse trabalho começou lá atrás, por volta de 2007 e 2008, e a comunidade da Vila Brasil foi inserida na dinâmica da casa. As senhoras e senhores mais idosos se envolveram muito e houve trabalhos aqui voltados para a memória deles e do bairro. Eles trouxeram essas influências também para a festa junina da casa, ensinando a prática de devoção aos santos com o levantamento dos mastros, o que ocorreu por sete anos consecutivos, seguindo a tradição popular”, lembrou.


De acordo com Nasser, o Arraiá passou a ser frequentado por muitas pessoas do bairro, sendo um evento sempre aguardado. “Algumas das pessoas idosas que nos acompanhavam desde o início já são falecidas, e nós realizamos o evento neste ano mantendo essas tradições, também como forma de homenageá-las e para celebrar essa bonita contribuição e a vivência construída. Assim, teremos o mastro levantado, cantigas, músicas e muita diversão para festejar essas memórias”, concluiu.


A Vila Cultural Casa da Vila recebe patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio de recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

© Copyright 2022 Grupo Tarobá