Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Casa da Vila recebe a Mostra Melhores Minutos 2021 nesta quinta

09/08/22 às 20:55 - Escrito por Redação Tarobá News

A Vila Cultural Casa da Vila recebe nesta quinta-feira (11), às 19h45, o Festival do Minuto com a apresentação da Mostra Melhores Minutos 2021, composta por 48 vídeos com duração máxima de 60 segundos cada um. A exibição é gratuita e aberta ao público em geral. O evento é realizado na cidade pelo cineclube do Coletivo de Cinema Negro de Londrina (Cocine). A Casa da Vila fica localizada na rua Uruguai, 1656, Vila Brasil.


A Mostra Melhores Minutos 2021 é uma composição de produções brasileiras e também conta com as produções vindas da Argentina, Chile, Uruguai, Sérvia e SriLanka. Neste ano, a mostra integrou 82 pontos de exibição distribuídos por 64 cidade s em 20 estados brasileiros.


Para Fagner Bruno Souza, integrante do Coletivo Cocine, a Mostra é uma maneira de promover os filmes e ampliar a divulgação, por meio de uma proposta diferenciada. “É importante pensarmos e trazermos essas exibições gratuitas, deixando de lado a questão de explorar o filme de forma econômica. Estamos pensando na expressão de maneira cultural. É interessante e desafiador pensar no filme que pode ser produzido em apenas um minuto”, destacou.


O Festival do Minuto foi criado em 1991 e, desde então, já  recebeu filmes de mais de 40 países. Atualmente, se tornou um festival permanente possuindo um acervo com mais de 35 mil filmes. Já passaram pelo Festival diretores e diretoras como Anna Muylaert, Fernando Meirelles, Tatá Amaral e Beto Brant.


Este evento recebe inscrições o ano todo e, esporadicamente, ocorrem Mostras em todo o Brasil. Para saber mais sobre o Festival do Minuto basta acessar o site www.festivaldominuto.com.br

O coletivo de Cinema Negro de Londrina surgiu em marco de 2022, com a ideia de dar visibilidade aos produtores, atores e demais envolvidos na atuação cinematográfica. O grupo é formado por Fagner Bruno de Souza, Nicolas de Oliveira Santos, Talyta Elen Ferreira Teodoro e Wellington Victor Pereira da Silva.


De acordo com Souza, o Cocine surgiu do interesse de pesquisadores e realizadores de cinema em busca da política antirracista. “Promovemos as sessões de cinema em grupos e abertas ao público, depois realizamos conversas e debates sobre temáticas envolvendo raça, estereótipos e aspectos étnicos, dentre outros, como forma de estimular a reflexão”, relatou.


O Festival do Minuto é uma realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. Conta com a Lei de Incentivo à Cultura e o patrocínio do IBM, EDP, Spcine, São Paulo Capital da Cultura e Prefeitura de São Paulo; apoio institucional da EDP, ETHOS e apoio cultural do SESC e Amálgamar.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá